Notícias

Espaço do Conhecimento UFMG realiza ações na Semana do Orgulho LGBTQIA+

Confira a programação

No Espaço do Conhecimento UFMG, o respeito às vivências e às relações do outro com o mundo prevalecem e se demonstram fundamentais. Nesse contexto, o museu promove atividades especiais na Semana do Orgulho LGBTQIA +, de 25 a 30 de junho. O Dia do Orgulho LGBTQIA+, 28 de junho, representa um marco de resistência: em 1969, no bar Stonewall Inn, em Nova York, uma atmosfera acolhedora e tolerante era refúgio para a comunidade LGBTQIA+. Contudo, ao longo do tempo, constantes batidas policiais no estabelecimento levaram a um levante da comunidade contra a perseguição policial agressiva da época. A rebelião ali instaurada, conhecida hoje como Rebelião de Stonewall, marcou a data e resultou na criação das primeiras paradas do orgulho pelo mundo.

Confira a programação:

Sábado com Libras - A Diversidade na História

A atividade Diversidade na História terá como objetivo abordar a vida, os feitos e as invenções de personalidades LGBTQIA+, sendo algumas delas membros da comunidade surda. Durante a oficina, também serão abordados termos e expressões do universo LGBTQIA+ na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Quando: 25 de junho, às 14h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários, Belo Horizonte)

Blog do Espaço - Gênero, Sexualidade e Linguagem

O texto, que será publicado no Blog do Espaço no Dia do Orgulho, abordará reflexões sobre os eixos de Gênero, Sexualidade e Linguagem, a partir de temas abordados na mediação da exposição Demasiado Humano.
Quando: 28 de junho, às 10h
Local: ufmg.br/espacodoconhecimento/explore/blog-do-espaco/

Hoje é Dia de Quiz - A comunidade e sua história

Durante um divertido e interativo quiz, publicado na ferramenta de stories do Instagram do museu, os visitantes testarão seus conhecimentos sobre curiosidades ligadas à comunidade LGBTQIA+
Quando: 29 de junho, às 14h
Local: instagram.com/espacoufmg

Pílulas do Conhecimento - Gênero, Sexualidade e Linguagem

No episódio de podcast do museu, será realizada uma adaptação das reflexões publicadas no blog para o formato de áudio.
Quando: 30 de junho, às 12h
Local: ufmg.br/espacodoconhecimento/explore/blog-do-espaco/

Exibições na Fachada Digital - Mês do Orgulho

Durante todo o mês do orgulho, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG realiza o ato simbólico de exibição da bandeira da comunidade LGBTQIA+

Quando: 1 a 30 de junho, de 19h às 22h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários, Belo Horizonte)

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG realiza ações na Semana do Orgulho LGBTQIA+
Quando: 25 a 30 de junho
Atividades Gratuitas

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.