Notícias

Galeria de Arte Cemig amplia período de visitação da exposição Giramundo 50 anos

Interessados podem conferir a mostra até o dia 07 de julho, inclusive aos sábados e domingos

A Galeria de Arte Cemig recebe, desde o dia 20 de maio, a exposição Giramundo 50 anos. A mostra faz parte das diversas atrações artísticas e culturais gratuitas oferecidas à população mineira em comemoração aos 70 anos da Companhia, celebrados neste ano. E, para que mais pessoas possam apreciar as peças e objetos expostos e conhecer um pouco mais a história de um dos grupos de teatro de bonecos mais importantes do Brasil, a Cemig ampliou o período de exibição da exposição em sua Galeria de Arte.

Agora, os interessados têm até o dia 07 de julho para visitar a mostra. Além disso, o espaço também estará aberto nos próximos sábados e domingos, até o encerramento, para receber o público. De segunda a sexta, a exposição pode ser vista das 09h às 18h. Já aos sábados (25/06 e 02/07) e domingos (26/06 e 03/07), a Galeria de Arte ficará aberta das 10h às 17h. A Exposição Giramundo 50 anos está no térreo do prédio sede da Cemig, em Belo Horizonte, na Avenida Barbacena, nº 1.200, bairro Santo Agostinho. A mostra é gratuita e de acesso livre.

Além de fazer parte das comemorações do aniversário da Companhia, a Exposição Giramundo 50 anos celebra, também, a reabertura da Galeria de Arte Cemig, que esteve fechada nos últimos dois anos em razão da pandemia. Desde a inauguração da exposição em maio, a mostra já foi visitada e encantou mais de 2 mil pessoas.

Exposição Giramundo 50 anos

A exposição montada na Galeria de Arte Cemig é inédita e abrangente, reunindo um grande acervo do grupo. Por meio das mais de 180 peças e objetos em exibição, o público poderá conhecer um pouco mais da trajetória do Giramundo e passear pelas recordações de um dos grupos de teatro de bonecos mais antigos do Brasil. São bonecos, desenhos, projetos técnicos, trilhas sonoras, vídeos, fotografias, documentos e muitas outras memórias que transportam os visitantes para o universo mágico dessa expressão cultural em todo o seu processo criativo e construtivo.

Visita de estudantes

A exposição Giramundo 50 anos encanta e diverte públicos de diferentes idades. Nesta semana, estiveram presentes na Galeria de Arte Cemig cerca de 60 estudantes de uma escola de Belo Horizonte. Os alunos, acompanhados de seus professores, fizeram uma visita monitorada, conduzida pelos integrantes do grupo Giramundo. Em cada espaço da Galeria e em cada montagem, muita concentração e olhos bem atentos para as explicações dessa história que já ultrapassa meio século de existência.

Incentivo Cemig

A Cemig é uma das maiores incentivadoras da Cultura em Minas Gerais e, desde 2020, é a maior apoiadora do Giramundo. Por meio do incentivo da empresa, o grupo produziu o seu primeiro filme longa-metragem, o Pirotécnico Zacarias, além do seu primeiro desenho animado, “Os Partículas”. O Grupo Giramundo é uma das muitas representações da arte mineira que ocupam papel de destaque no cenário nacional e internacional. São dezenas de premiações, várias montagens teatrais e a produção de cerca de 1.500 bonecos. 

Foto: Divulgação/Cemig 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.