Notícias

MEMORIAL VALE REALIZA 1º SEMINÁRIO “DÁ PRA VIVER DE ARTES VISUAIS?” NESTE SÁBADO, 30/6

Encontro irá discutir planejamento gerencial e de carreira do jovem artista com convidados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro.

“Dá pra viver de artes visuais?”. O questionamento que permeia as rodas de conversa entre artistas e estudantes de arte, de modo geral, toma a forma de seminário que será realizado no dia 30 de junho (sábado), das 10h às 18h30, no Memorial Minas Gerais Vale. O museu integra o Circuito Liberdade e promove o evento em comemoração aos cinco anos do Edital Jovens Artistas Mineiros. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Savassi, esquina com Rua Gonçalves Dias.

Gabriela Carvalho e Luiz Lemos, da Casa Camelo, assinam a curadoria do encontro e confirmam nomes como Ana Flávia Machado (FACE/UFMG), Brígida Campbell (EBA/UFMG), Carolina Cordeiro, Rodrigo Mitre (Periscópio) e Randopho Lamonier, de Belo Horizonte; Ana Luiza Fonseca (Feira Tijuana), Flora Leite (Ateliê 397) e Rafael RG, de São Paulo; e Camilla Rocha Campos (CAPACETE), do Rio – Veja abaixo a programação completa!

“Este seminário nasce com a proposta de atender uma demanda latente entre artistas e outros agentes envolvidos neste universo, de modo geral, que saem das escolas de arte sem orientações claras de como estabelecer um planejamento gerencial e de carreira, por exemplo. Há cinco anos realizamos exposições de artes visuais de jovens mineiros e testemunhamos ocasiões em que um visitante sondava com o artista o valor de uma obra, demostrando interesse em adquirí-la após a exposição, e o artista não sabia como valorar o trabalho”, contextualiza o gestor do Memorial Vale, Wagner Tameirão.

Três temas serão contemplados durante o seminário: “Formação, experiência, amadurecimento: a persistência no fazer”; “Artistas etc: as múltiplas faces da carreira de um artista” – neste caso, referindo-se especialmente aos artistas que atuam em outras profissões; e “O jovem artista e o mercado de arte”.

“A ideia é escutar as experiências de outros artistas, trocar informações e, então, clarear o próprio horizonte como um método possível para a elucidação de algumas questões. Vamos levantar perspectivas diversas sobre a trajetória profissional de um artista visual. Convidamos artistas, gestores, professores, galeristas, economistas, produtores, colecionadores, curadores, homens, mulheres, mães e quase todo etcetera que é possível ser no campo das artes. A partir das experiências de cada um e, em diálogo com o público, iremos conversar sobre os diferentes caminhos, agentes e engrenagens que podem interessar à trajetória de um jovem artista”, detalham os curadores Gabriela Carvalho e Luiz Lemos.

EDITAL JOVENS ARTISTAS MINEIROS

O Edital Jovens Artistas Mineiros, do Memorial Minas Gerais Vale, foi implantado em 2013 e seleciona artistas mineiros ou residentes em Minas Gerais com até 35 anos de idade para exporem seus trabalhos nas Salas de Exposição do museu. O edital é direcionado a artistas individuais ou em grupo com propostas artísticas inéditas em pintura, desenho, vídeo, instalações e fotografias ou em qualquer outro suporte, formato ou linguagem. Após selecionados os trabalhos, são realizadas mostras com cerca de dois meses de duração, cada.

A seleção dos trabalhos é sempre feita por comissão composta por especialistas em duas etapas: a primeira, análise da proposta enviada; e a segunda, entrevista com o artista, presencial ou virtual.

Desde a abertura do edital de ocupação, o Memorial Vale recebeu trabalhos dos artistas: Carolina Cordeiro; Ricardo Burgarelli; Luísa Horta; Camila Otto; Renata Laguardia; e Estandelau – Ciclo 2013/2014. Daniel Bilac; Marina R.B; Walter Gam; C.L. Salvaro; e Daniella Domingues – Ciclo 2014/2015. Victor Galvão, Luiz Eduardo S. Lens, Gilson Rodrigues, e Efe Godoy – Ciclo 2015/2016; e Adriel Visoto, Carolina Botura, Luiza Nobel e Xikão Xicão – Ciclo 2017.

Foto: Victor Galvão

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.