Notícias

Duo Nascente apresenta a nova geração da música instrumental popular com a faixa de estreia, “Água de Nascente”

Single ganha arranjo do indicado ao Grammy Latino, Caetano Brasil

Provando que a música instrumental pode - e deve - dialogar com as vertentes populares, o Duo Nascente faz de sua estreia uma amostra do potencial da nova geração instrumental brasileira. A faixa “Água de Nascente” é o primeiro single do EP de Bia Nascimento (violão) e João Cordeiro (vibrafone), já disponível para streaming.

Ouça “Água de Nascente”: https://tratore.ffm.to/agua-de-nascente

“Água de Nascente” foi composta em 2020 por Leandro Domith para o EP “Duo Nascente”, dedicada e pensada exclusivamente para a formação instrumental de violão e vibrafone. Ao arranjar, Caetano Brasil conseguiu traduzir essa estética de acordo com a vivência e a prática de cada um dentro do seu instrumento, como as variações de melodia, ritmo e a dinâmica entre o violão de Bia Nascimento e o vibrafone de João Cordeiro.

Assista a um teaser do EP do Duo Nascente: https://www.instagram.com/p/CejcSA2JeQ2/ 

Como uma amostra da boa safra da música mineira direto de Juiz de Fora, o Duo Nascente consolida sua trajetória de mais de três anos neste primeiro trabalho. Bia e João apresentam uma proposta artística onde o violão, instrumento amplamente conhecido da população, se une ao vibrafone, que ainda é pouco usado em formações de música popular no país. 

Trata-se de um instrumento de percussão que tem a possibilidade de tocar melodias e harmonias, para além dos ritmos de sua função mais básica. O instrumento é formado por placas e tubos de alumínio. O vibrafonista toca nas placas com baquetas. Embaixo delas existem tubos de ressonância que aumentam o volume do som produzido pelas placas. O resultado é um timbre único que atrai e prende a atenção do público nas apresentações. 

A novidade vem na esteira do lançamento da carreira solo da própria Bia Nascimento, que recentemente disponibilizou mais um single apenas ao violão: “Brasa Cor”. João Cordeiro também tem um trabalho solo que soma singles lançados desde 2018. Agora, o Duo Nascente prepara seu primeiro EP amadurecendo uma sonoridade onde a intensidade da música instrumental se encontra com a vibração da música popular. “Água de Nascente” já está disponível nas principais plataformas.

Ficha técnica

Composição: Leandro Domith

Arranjo: Caetano Brasil

Violão: Bia Nascimento

Vibrafone: João Cordeiro

Técnico de som, mixagem e masterização: Aldo Torres

Gravado no Estúdio Sensorial Centro de Cultura – Juiz de Fora MG

Arte da capa: Lívia Almeida

Fotos: Marina Costa

Vídeo divulgação: Igor Tibiriçá

Produção executiva: Eliza Granadeiro – Sinfônica

Financiado pelo Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora e gerenciado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Acompanhe o Duo Nascente:

Instagram: https://www.instagram.com/duo_nascente/?hl=pt-br 
Facebook:https://www.facebook.com/duonascente/ 
Bia Nascimento: https://www.instagram.com/bia.nascimusica/ 
João Cordeiro: https://www.instagram.com/_joao_cordeiro_/ 

Spotify Bia Nascimento: https://open.spotify.com/artist/2NiixBAZUq1cQUA3EEAgRr 
Spotify João Cordeiro: https://open.spotify.com/artist/2QEpI3OdIZzpEcLgOVorMf 

Foto:  Marina Costa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.