Notícias

“Macro-Jhê”: eclético, cativante, com as assinaturas de Jhê Delacroix e Thiago Amud

Música no Museu da Pampulha (Domingo no Museu) apresenta o eclético show carregado de brasilidade, experimentalismo e autoralidade influenciado pela criativa MPB dos anos 60/70

O segundo show da temporada 2022 do Música no Museu da Pampulha (Domingo no Museu) chega com um repertório que transita entre a música cabo-verdiana à nova MPB de vanguarda, das releituras do brega e do pagode à contação de histórias para crianças em “Macro- Jhê”, com Jhê Delacroix nos vocais e performance, e Thiago Amud, no violão e direção musical.

A apresentação, que nasceu a partir dos diálogos de Delacroix, cantriz, compositora e contadora de histórias, ex-vocalista dos blocos Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro e Morerê, acontecerá no dia 3 de julho, às 11h, no Museu Casa Kubitchek, na Pampulha.

Imaginado como uma narração de histórias, “Macro-Jhê” tem no repertório oito músicas autorais que farão parte do primeiro álbum solo da artista, “KRIOL”, sendo três delas em crioulo cabo-verdiano, fruto de seu projeto com Paulim Sartori; e outras três composições de artistas consagrados e da nova geração, como Sérgio Ricardo, Lucas Felipe e Thiago Amud, este último, compositor, arranjador e violonista que é parceiro de nomes como Guinga, Sergio Assad, Zé Paulo Becker, só para citar alguns; aclamado por Caetano Veloso e gravado por Milton Nascimento, Alcione, a lista é extensa.

Carregado de ecletismo, brasilidade e experimentalismo, o show de Jhê, primeira cantora do sexo feminino a vencer o Concurso de Marchinhas Mestre Jonas (BH) por duas vezes consecutivas (2017 e 2018), resgata a sonoridade da MPB que teve seu apogeu nos anos 60/70 e que, apesar de permanecer viva e potente nos trabalhos de inúmeros artistas nacionais, ocupa um papel de coadjuvante na cena cultural brasileira.

Neste trabalho, Delacroix reafirma, também, o seu posicionamento em fomentar e reafirmar a importância de as compositoras mulheres conquistarem cada vez mais espaço neste campo de criação de canções que ainda é predominantemente masculino. Recentemente, a artista foi a única brasileira selecionada para o One Beat, intercâmbio de criação musical realizado em abril deste ano nos Estados Unidos.

A série de apresentações no Quintal do Museu Casa Kubitscheck é realizada pela Veredas Produções, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, através dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Projeto Música no Museu da Pampulha (Domingo no Museu)

Realizado pela Veredas Produções, tradicional no cenário cultural de Belo Horizonte e do Estado, o projeto Música no Museu da Pampulha (Domingo no Museu) apresenta ao público, há mais de 20 anos, ícones da música brasileira em um dos cartões postais da capital, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), que integra o conjunto arquitetônico da Pampulha, patrimônio cultural da humanidade. O projeto já recebeu artistas como Ná Ozzetti, Paulo Belinatti, Juarez Moreira, Trio Madeira Brasil, Wagner Tiso, Henrique Cazes, Paulo Freire, André Mehmari, Marcos Sacramento, Soraya Ravenle, Fabiana Cozza, Bianca Gismonti, entre outros. A realização do Música no Museu da Pampulha no Conjunto Arquitetônico da Pampulha atua ativamente, desde o ano 2000, na consolidação e cada vez mais na promoção do local e região da Pampulha como um espaço de lazer e cultura para os belo horizontinos e turistas que acessam a região.

Com o objetivo e a oportunidade de manter o projeto ativo e ocupando equipamento pertencente ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha, mesmo em tempos de interdição para restauros do seu habitat natural – O Museu de Arte da Pampulha – o projeto traz como proposta a adequação dos eventos ao Quintal do Museu Casa Kubitschek, garantindo às condições técnicas necessárias para atendimento do espaço, artistas e público, em uma fase especial composta por três edições nos dias 1º de maio, 5 de junho e 3 de julho de 2022.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Serviço: Música no Museu da Pampulha (Domingo no Museu) apresenta “Macho-Jhê”, com Jhê Delacroix e Thiago Amud
Dia 3 de julho, às 11h

Local: Museu Casa Kubistchek – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188, Pampulha
Acesso restrito e limitado – capacidade máxima: 60 pessoas

Acesso gratuito e limitado a capacidade máxima de 60 pessoas, com retirada de ingressos antecipada pelo www.sympla.com.br/veredasproducoes - a partir de

Informações: (31) 3222-5271 / www.veredasproducoes.com.br

Foto: Luciano Viana

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.