Notícias

Senac leva degustação gratuita para Semana da Gastronomia Mineira

Público do Mercado Central poderá experimentar, neste domingo, prato com ingredientes inspirados na Serra da Mantiqueira. Estudantes de gastronomia da Faculdade Senac estão à frente da produção

O Senac é um dos participantes da Semana da Gastronomia Mineira, evento que celebra a cultura alimentar do estado com uma programação extensa na capital mineira e cidades como Araxá, Jaboticatubas, Ipatinga, Caxambu e Serro. Neste domingo, 1º/07, no Mercado Central, os alunos de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac irão preparar uma degustação gratuita em homenagem ao Sul de Minas e à Serra da Mantiqueira. A boa culinária estará reunida a partir das 10h para oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer e experimentar pratos com ingredientes típicos.

Os estudantes participaram diretamente em todas as etapas da atividade, desde o planejamento e o tema escolhido até a execução, a partir de conceitos e técnicas aprendidas em sala de aula. Para o chef e professor da graduação tecnológica em Gastronomia do Senac, Marcus Monteiro, este é um evento que contribui para o crescimento e reconhecimento da culinária no estado. “Além de ajudar a difundir a nossa cultura, também é uma importante experiência para os alunos, futuros gastrólogos, que executam, testam seus conhecimentos e habilidades e vivenciam esse contato com o público”, completa Marcus.

A Serra da Mantiqueira é homenageada pelo grupo por ser uma região turística que vem se destacando pela qualidade dos seus produtos. Insumos típicos serão usados no preparo dos pratos - como o vinho branco do Sul de Minas, azeite e o pinhão – dando mais sabor e mineiridade ao Filé mignon defumado, Cannoli de pinhão com creme de Parmesão d’Alagoa e Compota de frutas da estação ao vinho branco do sul de Mina.

Semana da Gastronomia Mineira

O Dia da Gastronomia Mineira é celebrado no dia 05 de julho e, para comemorar a data, o Instituto Eduardo Frieiro idealizou a Semana da Gastronomia Mineira com uma agenda cultural extensa envolvendo diversos profissionais da área. Atividades como gastronomia temática, cozinhas show, feiras e ações no Mercado Central, estão entre as atividades previstas. A programação completa da Semana da Gastronomia Mineira está disponível no site www.institutoeduardofrieiro.com.br.

Foto: Junior Mosca

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.