Notícias

Inspirado em indumentária renascentista, objeto têxtil entra em exposição no Centro Cultural UFMG

A classificação é livre

A artista Capra Maia expõe no Centro Cultural UFMG a partir desta quarta-feira, 29 de junho de 2022, o objeto “Rough”, que tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser visto até o dia 15 de agosto de 2022. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.

Rough

Rough é um objeto têxtil linear que pode ser estendido, enrolado, sobreposto ou acumulado, se adaptando aos mais diversos suportes expositivos. A peça foi construída a partir de módulos de tecido que podem ser repetidos indefinidamente, tendendo potencialmente ao infinito. O padrão desses módulos teve como princípio processos de montagem de uma peça histórica de indumentária: a gola rufo, gola circular de tecido armado, dobrado e alternadamente costurado, uma peça amplamente difundida entre meados dos séculos XVI e XVII, sobretudo na Europa Ocidental. Rough copia a estrutura do rufo, mas não seu acabamento. Feito em algodão cru, é preso por alfinetes, sem costuras e, ao invés de fechar um círculo, permanece aberto, permitindo sua adaptação ao espaço.

A artista

A artista brasiliense Capra Maia investiga os efeitos que a passagem do tempo imprime na matéria por meio da atuação de agentes diversos, como água, poeira, atrito, reações químicas, ação humana e animal. Há uma ênfase na materialidade dos objetos, pensados a partir de modificações que necessitam de curtas ou longas durações, expressas num diálogo entre a imagem da pele e da pedra – orgânico e inorgânico. É doutoranda em Artes Visuais pela UFMG, já participou de exposições coletivas e individuais, teve trabalhos selecionados para premiações, possui obras em acervos públicos e privados.

Escultura no Centro
O projeto busca valorizar e expor os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

Rough - Capra Maia
Período expositivo: 29/06 a 15/08/2022
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Espaço Expositivo Vão da Escada
Classificação: livre
Entrada gratuita

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.