Notícias

Em meio a pandemia, sindicatos se mostram ainda mais importantes

Sindijoias tem trabalhado junto aos associados na área financeira, na manutenção de empregos e acesso a crédito

Afinal, para que serve um sindicato? Um sindicato é uma associação de pessoas e empresas atuantes em um mesmo setor, que buscam em conjunto a defesa dos interesses e a garantia de direitos destes trabalhadores e empresas.

Em Minas Gerais, vale destacar a atuação do Sindijoias Ajomig, uma entidade que busca a defesa dos atuantes no mercado de Gemas, Joias e Bijuterias através de diversas frentes. Manoel Bernardes, presidente do Sindicato, quando questionado acerca da atuação do Sindijoias Ajomig pontua: “Não falando apenas dos interesses específicos para cada empresa, como auxílio tributário, jurídico, trabalhista e no cumprimento das normas. Mas quando pensamos no interesse coletivo, a relação entre a sociedade e o segmento econômico, pautas como matriz tributária, propostas de desenvolvimento econômico regional, como discutir a legislação ambiental do ponto de vista coletivo. Tudo isso está inserido numa proposta que leva em conta o sindicato” complementa. 

A filiação a uma entidade desse tipo é extremamente importante, à medida que a articulação de projetos se torna mais fácil quanto mais representativo e ativo é o Sindicato. Segundo Lázara Ferreira da marca filiada Lázara Design “Quando se faz parte de algo (a cadeia produtiva de moda), temos que fazer parte de tudo que compõe esse contexto, por isso, fazer parte do sindicato é importante”. Já Nívia Marisguia, da Cláudia Marisguia Bijoux pontua: “(Ser associado) Nos dá mais segurança quanto à legislação e questões jurídicas, já que podem surgir dúvidas, ainda mais em tempos incertos como agora”.

A entidade também atua na capacitação das empresas oferecendo cursos e palestras para o segmento, como o “Projeto Identidade”, que propôs mudanças na comunicação e até na cadeia criativa de diversas marcas associadas, impactando mais de 20 empresas do segmento.

Foto: Alberto Wu

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.