Notícias

Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG revela influência da astronomia na criação da Bandeira do Brasil

Gratuito

 

Neste sábado, 2 de julho, às 15h, o Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG promoverá a oficina Astronomia da Bandeira. A atividade tem o objetivo de retomar parte da história de criação da bandeira oficial do Brasil, que teve forte influência da Astronomia, há 133 anos, quando o país se tornava uma república. A oficina, gratuita, contará com até 15 participantes, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos. Os interessados devem retirar uma senha na recepção do museu no dia da atividade. A classificação indicativa é livre.

As estrelas da Bandeira Nacional, sobretudo, refletem o céu da data de Proclamação da República, visto do Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, às 8h30, quando o novo regime de governo foi adotado no país. Cada uma delas representa as unidades federativas: atualmente os 26 estados e o Distrito Federal. Durante a atividade, o público terá a oportunidade de entender mais sobre ciência e a história do Brasil, a partir de curiosidades sobre a concepção do lábaro estrelado. 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Serviço: Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG: Astronomia da Bandeira
Quando: 2 de julho, sábado, às 15h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG. Praça da Liberdade, 700 - Funcionários, Belo Horizonte
Atividade gratuita

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.