Notícias

COM TEXTO INÉDITO E DIREÇÃO DE MIGUEL FALABELLA, ALESSANDRA MAESTRINI E MIRNA RUBIM ESTRELAM MUSICAL

Pela primeira vez em BHl, “O Som e a Sílaba” retrata de forma leve, sensível e poética a vida de uma jovem e talentosa autista e sua trajetória transformadora

Miguel Falabella é o responsável pelo maravilhoso encontro entre Alessandra Maestrini e Mirna Rubim em “O Som e a Sílaba”, musical que é sucesso de crítica desde a estreia, em agosto do ano passado. É dele o texto inédito escrito especialmente para as duas e, também, é Falabella quem dirige o espetáculo. O musical dá continuidade à Mostra Cine Brasil Teatro e Música, que segue pelo terceiro ano consecutivo trazendo grandes produções a Belo Horizonte.

Pela primeira vez na capital, “O Som e a Sílaba” retrata de forma leve, sensível e poética a vida da jovem e talentosa Sarah que apresenta a síndrome de Asperger, que faz parte de um espectro do autismo. Em busca de uma vida melhor, Sarah encontra na música um novo e prazeroso caminho e quem vai ajudá-la nessa trajetória transformadora vai ser a professora de canto Leonor, interpretada por Mirna. O espetáculo acontece no dia 11 de agosto, sábado, às 21 horas, e no dia 12 de agosto, domingo, às 19 horas, no palco do Grande Teatro Unimed BH, no Cine Theatro Brasil Vallourec. O espetáculo terá no sábado e no domingo tradução para Libras - Língua Brasileira de Sinais e, no domingo, audiodescrição, como parte da estratégia de inclusão e acessibilidade da Mostra.

O espetáculo envolve e comove o público tratando delicadamente de um tema real em muitas famílias: o autismo e o que pode ser feito para incluir essas pessoas na sociedade, aproveitando suas habilidades diversas. Do outro lado, temos a história de Leonor, uma mulher recém-divorciada, com diversos problemas familiares, principalmente com a filha, e com dificuldades de se abrir para novas relações. O encontro entre ela e Sarah é tão certeiro que a amizade das duas se torna cada vez mais forte, cheia de aprendizados e aos poucos elas vão encontrando novos sentidos para suas vidas.  “O espetáculo é todo muito gostoso e aproxima o público. É cheio de humor, como tudo que Miguel e eu gostamos de fazer. Ao mesmo tempo, é extremamente delicado, poético e transformador, dada a trajetória tão rica e profunda da personagem central, Sarah, e de como isto também transforma - para muito melhor - a vida de Leonor”, conta Alessandra Maestrini.

Sinopse

Sarah busca alguém que lhe ajude a dar algum sentido a sua vida. Com a morte dos pais, ela mora com o irmão casado, mas sente que não se encaixa na organização da casa, tem consciência de suas limitações nas relações pessoais e sabe que precisa romper as barreiras da síndrome para se ajustar ao mundo lá fora. Em sua busca por uma autonomia, ela lista suas habilidades, entre elas cantar. “O elemento mais importante da relação entre Sarah e Leonor é o estabelecimento da empatia. Desse laço, se cria a relação de amizade, cumplicidade, respeito e profundo amor entre as personagens”, revela Mirna Rubim.

“Gente como eu precisa de duas coisas na vida: de um trabalho e de alguém que lhe estenda a mão”, Sarah diz a Leonor ao se apresentar. Leonor, por sua vez, atravessa uma crise pessoal e profissional. “Este choque de anseios fará com que uma transforme a vida da outra, até que o público se pergunte quem, de fato, está ensinando quem”, comenta Alessandra Maestrini.

Em torno dessa montagem reuniu-se uma equipe estelar: o elegante cenário ficou nas mãos de Zezinho Santos e Turíbio Santos; a luz dramática de Wagner Freire complementa os figurinos de Ligia Rocha e Marco Pacheco que, juntamente com o visagismo de Wilson Eliodoro, constroem os cativantes personagens do musical. O Som e a Sílaba conta com o design de som de Mario Jorge Andrade, que leva a experiência auditiva do espetáculo para um novo patamar de excelência.

Mostra Cine Brasil Teatro e Música

Iniciativa do Cine Theatro Brasil Vallourec, a Mostra tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de médicos cooperados e colaboradores, e da Vallourec, ambos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Mostra Cine Brasil de Teatro e Música, edição 2018, já tem confirmadas montagens como “Guardas do Taj”, com Reynaldo Gianecchini e Ricardo Tozzi, O Som e a Sílaba, concebido por Miguel Falabella especialmente para Alessandra Maestrini e Mirna Rubim, Canção do Amor – Bossa Nova 60 anos, e “Num Lago Dourado”, com Ary Fontoura e Ana Lúcia Torre.

Além de primar pela qualidade artística dos espetáculos, a Mostra se destaca pela excelência técnica do teatro e pela experiência sempre marcante de visitar o prédio histórico em estilo Art Déco, com seus belos corredores, escadas e luminárias. Situado na Praça Sete, O Cine Theatro Brasil é um dos símbolos de Belo Horizonte e polo irradiador de cultura e lazer no centro da cidade.

 

Na edição de 2017, a Mostra teve mais de 12 mil pessoas presentes em suas atividades. Foram oito montagens teatrais e três shows musicais, alguns deles com duas apresentações, totalizando 19 datas de espetáculos. Dentre as atrações do ano passado, alguns destaques foram as peças Antígona, Morte Acidental de um Anarquista, 12 Homens e Uma Sentença, Depois do Amor, e os shows de Bebel Gilberto e Arnaldo Antunes.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Por meio do Programa Cultural fomenta projetos em Belo Horizonte e na região metropolitana, contribuindo com o acesso à arte, cultura e lazer e com a geração de emprego e renda. Em 2017, mais de 1,3 milhão de pessoas foram beneficiadas pelo Programa, graças ao incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.