Notícias

Exposição “Dragão Floresta Abundante” premia estudante de artes visuais mineiro em sua obra interativa

Estudante Rodrigo Marques cumpriu com a meta de fabricar 1000 pipas proposta na obra “Fábrica de Pipas”, que encerra suas atividades no dia 02/07 e está montada no pátio do CCBB-BH. A obra é um dos resultados da residência artística de Christus Nóbrega

Desde que estreou sua programação no Centro Cultural Banco da Brasil-BH, a exposição Dragão Floresta Abundante, tem convidado o público mineiro a mergulhar na rica e milenar cultura chinesa a partir das obras criadas pelo artista brasileiro Christus Nóbrega, que passou dois meses em Pequim, na China, durante um grande processo de imersão na cultura do país oriental.

Um dos destaques da exposição é a obra “Fábrica de Pipas”, uma montagem interativa que convida o público a uma experiência completa em uma fábrica de pipas chinesas, exigindo que o participante assine um contrato de trabalho que estipula o uso de uniforme, marcação de ponto e uma jornada de trabalho mínima de 15 minutos, podendo ser renovada a cada ciclo. A obra propõe aos participantes uma corrida pela a Pipa de Ouro, artefato produzido pelo próprio Christus Nóbrega e que é avaliado em R$200 mil reais. A peça foi entregue ao estudante de artes visuais Rodrigo Marques, de 29 anos, que ao longo dos dois meses de atividades da fábrica conseguiu confeccionar as 1000 pipas estipuladas pelo contrato. A obra interativa encerrou suas atividades nesta segunda-feira, 02/07.

Além da obra interativa, a montagem ainda conta com obras que apresentam uma narrativa visual resultante de seu processo intimo e pessoal de observação, afastamento, identificação e vivência da cultura chinesa, trazendo até seu próprio nome na língua local para o coração da exposição. Assim, Dragão Floresta Ambulante é composta por uma série de oito obras de arte contemporânea, que transitam entre diferentes linguagens e expressões artísticas como fotografia, registros de performances, desenhos feitos por meio de um equipamento GPS, propondo reflexões sobre diferentes tecnologias, desde as mais arcaicas e enraizadas nas origens anciãs chinesas até as mais modernas, causando o encontro entre tradição e contemporaneidade. A Exposição Floresta Abundante será encerrada no dia 30 de julho.

SOBRE CHRISTUS NÓBREGA

Artista e Professor Adjunto do Departamento de Artes Visuais (VIS), do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB). Doutor e Mestre em Arte Contemporânea pela UnB. Leciona e orienta nos curso de Pós-Graduação em Artes e Design da mesma instituição. Vem participando regularmente e exposições nacionais e internacionais. Tem obras em acervos e coleções privadas e institucionais, a exemplo da Fondation Cartier - Paris e no Museu de Arte do Rio (MAR) - Rio de Janeiro, Embaixada do Brasil na China - Itamaraty, Central Academy of Fine Arts Museum (CAFA) - Pequim, Embaixada da Alemanha no Brasil, Museu Nacional, entre outras. Autor de livros e artigos científicos na área de artes e arte/educação. Premiado pelo Programa Cultural da Petrobras (2004 e 2011) e pelo Museu da Casa Brasileira (2004). Em 2015, representou o Brasil na China pelo Programa de Residência Artística do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, na universidade chinesa Central Academy of Fine Arts (CAFA).

Foto: Fábio Gomides.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.