Notícias

NESTA SEMANA, ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS RECEBE DUAS PALESTRAS, NOS DIAS 3 E 6 DE JULHO

 

Dia 3 de julho, às 19h30, a AML recebe a palestra Achilles Vivacqua: 90 anos da publicação de ‘Serenidade’, com Juliana Cristina de Carvalho, doutoranda em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Achilles Vivacqua foi um poeta e escritor modernista. Nasceu em Muniz Freire, no Espírito Santo, e mudou-se com a família para Belo Horizonte em 1920. Sua numerosa família fixou residência na capital mineira, em um casarão localizado próximo à praça da Liberdade. Apesar da saúde frágil, o jovem Achilles participou efetivamente da cena literária da cidade e, com o passar do tempo, a casa se consolidou como um importante espaço cultural. O Salão Vivacqua, como o solar ficou conhecido, sediou encontros intelectuais frequentados por grandes nomes, como Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava. A palestra visa apresentar o autor, discutir a leitura poética de “Serenidade” e o contexto literário em que a poesia de Achilles Vivacqua se insere, bem como sua relevância no modernismo mineiro e brasileiro.

Já no dia 6 de julho, às 17h, acontece na AML a palestra “Carmen Schneider Guimarães: a menina da ilha nas serras mineiras”, com Maria Inês Marreco, doutora em Literatura de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Ocupante da cadeira nº 5 da Academia, a escritora Carmen Schneider Guimarães é autora de livros de contos e novela, como o premiado Corpo Molhado, publicado em 1978, e os infanto-juvenisEdições Coletâneas e Lola, a Prima de Timbolo, de 1967. Natural de Vitória (ES), radicada em Minas desde 1947, ela dedicou grande parte de sua vida ao estudo de artistas, poetas e escritores. Também escreveu novelas para a rádio de Itaúna, onde viveu por alguns anos, e para o caderno de Turismo e Segunda Seção do jornal Estado de Minas, além de apresentar o programa Turismo na Passarela, na TV Alterosa. Foi ainda correspondente dos jornais A Tribuna, de Vitória, e O Jornal, do Rio de Janeiro, da revista Pesca, Campismo, Turismo e Caça e da Revista de Ficção – Histórias para o prazer da Leitura.

A proposta da palestra é apresentar, numa visão geral, a vida e a obra da escritora Carmen Schneider Guimarães, além de evidenciar e analisar seu livro Senhoras e Senhores das Artes, de 2007. A palestrante também irá destacar o discurso proferido pela acadêmica no Dia das Mães de 2003, quando ela foi homenageada pela Academia Feminina Mineira de Letras.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.