Notícias

PLATAFORMA EDUCATIVA “O SALTO” TRAZ LINGUAGEM IRREVERENTE E INOVADORA PARA QUEM SE PREPARA PARA O ENEM 2018

ENTRE OS DIFERENCIAIS: TEACHTUBERS, DEBATORES DE TEMAS E MUITO CONTEÚDO TRAzNSMITIDO DE MANEIRA DIVERTIDA E NA LINGUAGEM DA INTERNET

Foi-se o tempo em que a tradicional figura do professor de pré-vestibular, configurava nas vídeo-aulas à frente de um quadro negro e horas de conteúdo massivo. A plataforma de educação O Saltonasceu com o objetivo de romper com a didática de ensino tradicional e enfadonha que orienta os principais cursinhos pré-vestibulares do Brasil, sejam eles presenciais ou a distância.

O projeto irreverente, busca trazer uma comunicação referenciada no repertório de mundo dos alunos de 16 a 22 anos, pré-vestibulandos e candidatos ao ENEM por meio de séries, memes, músicas, gifs, gírias, e outras referências. Tudo se transforma em exemplo dos mais variados temas e assuntos, de modo a contribuir para a memorização e principalmente, aprendizagem dos alunos.

A comunicação da plataforma é feita por meio dos vídeos e conteúdo produzidos para as mais diversas redes. No Youtube, o foco dos vídeos está totalmente voltado para a redação com conteúdos direcionados para ajudar o aluno a alcançar a tão sonhada nota mil no ENEM (dicas de gramática, debate de possíveis temas, entre outros).

Nas demais redes (Facebook, Instagram e Blog) são trabalhados conteúdos diversificados, que abordam a multidisciplinaridade. Desse modo, é comum que o aluno encontre no seu feed ou timeline uma imagem ou um título intrigante, que fale, por exemplo, de 50 tons de cinza. E ao ler o post, descubra que o corpo humano é capaz de detectar 500 tons de cinza, e saiba mais sobre células da retina. “De modo geral, estamos sempre gerando muito mais conhecimento sem que o aluno perceba que está absorvendo tanto, procuramos entregar este conteúdo de maneira leve e divertida, mas sem comprometer o aprendizado”, explica Aline Layoun, idealizadora da plataforma.

Quem leva todo este conhecimento aos alunos são os “teachtubers” Manoel Neves e Vanessa Biondini e o debator de temas Lucca Najar. Cansado da velha imagem do professor de vídeo aula repassando o conteúdo em frente ao quadro negro, o outro idealizador do projeto Pedro Laborne ressalta: “Preferimos não usar o termo ‘professores’ porque o que fazemos extrapola os padrões formais estabelecidos em sala de aula. No lugar do tradicional quadro negro, temos um cenário; no lugar de falas soltas, roteirizamos todos os vídeos e finalizamos a produção com uma edição moderna que caminha em harmonia com a linguagem do Youtube”.

Os “teachtubers” trabalham a redação, a literatura e a língua portuguesa em cursinhos pré-vestibulares conceituados de Belo Horizonte há mais de 10 anos. O debatedor de temas, Lucca Najar, possui formação em cinema e alimenta há mais de 2 anos um canal de sucesso no Youtube, em que discute assuntos variados, relacionados a relações de gênero, preconceitos socioculturalmente construídos, padrões estéticos, entre outros.

No blog e nas redes sociais há uma extensão de todo este material, feito sob supervisão de professores terceirizados que ajudam a elucidar os alunos sobre questões de outras áreas de conhecimento como Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática.

Novos projetos

O projeto já se prepara para saltar ainda mais alto. Está em produção um curso preparatório de Redação para o Enem 2018, que será lançado em parceria com uma grande plataforma de educação em breve.

SOBRE OS “TEACHTUBERS”:

Vanessa Biondini

Vanessa é professora de redação em um dos cursinhos preparatórios do Enem mais conceituados de Belo Horizonte, o Pontuar. Ela é graduada em Letras - Português/ Licenciatura - pela UFMG, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pelo SENAC e, atualmente, faz pós-graduação em Educação e Políticas Públicas na UniFacex.

Manoel Neves

Manoel é graduado em Letras e especialista em Linguagens pela UFMG. Atua, há mais de dez anos, no magistério em cursos preparatórios para concursos públicos, para o ENEM e no Ensino Médio. É consultor educacional nas áreas de redação, Literatura Brasileira e autor do livro “Redação e Atualidades para o Enem: 12 eixos temáticos”.

Lucca Najar

Formado em Cinema e Audiovisual pela UNA, Lucca mantém, desde abril de 2016, um canal no YouTube em que relata como lida com o seu dia a dia e com os tabus que um homem trans precisa enfrentar. Em julho de 2017, seu canal foi exibido no capítulo 100 da novela global “A Força do Querer”, em que o personagem Ivan se descobre homem trans com a ajuda da internet. Essa visibilidade, junto a outras parcerias e aparições, fizeram do Lucca um influenciador digital.

Foto: Christiane Birchal

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.