Notícias

Hospital Felício Rocho comemora realização de 1.000 cirurgias robóticas

Parceria entre Fundação Felice Rosso e Feluma desenvolveu cases de sucesso com o uso do robô Da Vince XI ao longo de três anos

Desde que chegou ao Brasil, em 2008, a cirurgia robótica tem sido compreendida como um avanço na medicina. Em Minas Gerais, o Hospital Felício Rocho ocupa papel de protagonismo no desenvolvimento de tal técnica e alcançou em junho de 2020 a marca de 1.000 cirurgias robóticas realizadas.

O resultado veio em menos de três anos após o início das atividades, provenientes de uma parceria entre a Fundação Felice Rosso, mantenedora do Hospital Felício Rocho, e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). O procedimento de ponta é realizado a partir do robô Da Vinci XI, tecnologia importada dos Estados Unidos.

Apenas em 2020, o hospital realizou cerca de 200 procedimentos. Resultado comemorado com louvor pelo coordenador de cirurgia robótica da Instituição, o médico urologista Dr. Francisco Guerra.

“É muito satisfatório enxergar como o Hospital Felício Rocho tem se atualizado constantemente para manter um alto padrão de atendimento aos pacientes com o mais alto nível de tecnologia no exercício da medicina. Essa marca de mil cirurgias robóticas realizadas significa para nós uma confirmação deste comprometimento”, comemora.

Quanto aos procedimentos mais realizados pelo Hospital Felício Rocho, destaque para as operações urológicas. Entre os muitos feitos, aparecem cases de sucesso como o primeiro transplante de receptor renal por via robótica da América Latina e a reconstrução do rim de um paciente pediátrico de 8 anos que sofria de estenose da junção uretero pélvica (JUP).

“Tudo que o Hospital Felício Rocho realizou até aqui é mérito do empenho de nossa equipe multidisciplinar e seu foco na pesquisa e no estudo sobre cada caso. Nosso corpo cirúrgico é altamente preparado, gabaritado e usufruiu do que há de mais moderno na medicina em prol do paciente. Temos orgulho de ser essa equipe tão preparada e unida porque sabemos que podemos contar um com o outro, e ainda com amparo da Fundação Felice Rosso, para amparar a vida de tantas pessoas que passam por nossos corredores”, finaliza Dr. Francisco.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.