Notícias

Uma imersão no universo do desenho

João Pedro Nemer realiza oficina de desenho na Galeria de Arte BDMG Cultural na programação Noturno nos Museus

Como parte da programação do Noturno nos Museus, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de BH, a Galeria de Arte BDMG Cultural oferece ao público uma oficina de desenho com o jovem artistaJoão Pedro Nemer, nesta sexta-feira, 5 de julho, às 19h. Não é necessário realizar inscrição e o acesso é gratuito.

A atividade vai explorar diferentes materiais e dimensões, permitindo uma imersão dos participantes no desenho como forma de expressão, investigação e experimentação. “A minha intenção é que os participantes experimentem um pouco do processo de produção que utilizei ao elaborar a exposição. Serão disponibilizados os mesmos materiais das obras expostas, como papel, objetos coletados na rua, além de tintas, canetas, lápis, cola colorida e tantos outros em tons de azul”, explica João.

O artista ainda explica que a opção por utilizar esses materiais na oficina é também uma forma desmistificar uma possível elitização da arte, por meio de objetos de trabalho acessíveis.

Formado pela Escola de Belas Artes da UFMG, o artista foi bolsista na Royal Academy of Arts (KABK), na Holanda, e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal. Uma das características de sua pesquisa artística está na revelação do seu processo criativo convidando o espectador a ir além da obra finalizada e exposta.

João Pedro Nemer também realizará uma roda de conversa sobre a exposição em cartaz na galeria, Linhas de Transposição, que dialoga com a ressignificação do objeto, a valorização da paisagem, da forma e dos processos (inesgotáveis) inspirados no mar e no meio ambiente, adequando-os para a realidade distante do litoral.

Para além deste universo, o artista apresenta trabalhos produzidos a partir da coleta de objetos descartados, que sugerem uma reflexão sobre como temos cuidado do meio ambiente e de seus recursos naturais.

No espaço expositivo, o público observa instalações que dialogam a partir do mapeamento de todos os lugares por onde o autor passou para coletar o material utilizado em suas obras.

Linhas de Transposição está aberta à visitação até 4 de agosto, diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h. Às quintas-feiras, de 10h às 21h. O acesso é gratuito.

Foto: Élcio Paraíso

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.