Notícias

Vem aí a segunda edição do Festival Paraíso Veg

O evento, que já conquistou os públicos veganos, vegetarianos e os amantes da boa gastronomia em apenas uma edição, acontecerá no próximo dia 14 de julho (domingo), de 10h às 18H, no espaço Begreen, dentro do Shopping Boulevard.

Longe de ser uma modinha passageira, o veganismo tem conquistado cada vez mais pessoas preocupadas com os alimentos que chegam à sua mesa e, sobretudo, em não consumir nada de origem animal – inclusive itens como cosméticos, calçados e vestuário, entre outros. Para muito além de um estilo de vida saudável, o mercado vegano traz consigo novas oportunidades de negócios. Essa combinação – alimentação saudável e livre do sofrimento animal e geração de emprego e renda - reforça a segunda edição do “Festival Paraíso Veg” que acontecerá no dia 14 de julho (domingo), de 10h às 18h, no espaço BeGreen, dentro do Shopping Boulevard, localizado na rua Professor Otaviano Almeida, 44 - Santa Efigênia, em BH. Na data, o público poderá degustar os mais variados pratos da gastronomia vegana, kombucha, salgados, molhos, doces, pães artesanais e os sabores de uma deliciosa cerveja artesanal, além de conferir artigos e acessórios ligados ao tema, mini palestras e bate-papo com a nutricionista Grazi Paiva, atrações artísticas e educativas e feira de adoção de cães e gatos.

Tendo como base o sucesso da primeira edição, o qual superou a expectativa de público – mais de mil pessoas - e consumo, os idealizadores do festival, Rodrigo Oliveira e Miguel Rocha, estão bastante otimistas. “Estamos muito felizes com a excelente aceitação de quem ainda está aderindo ao vegetarianismo e veganismo. O resultado nos levou a tornar o evento itinerante, dessa forma, podemos abranger outras regiões bem como difundir a cultura vegana”, enfatiza Rodrigo, que também é proprietário da Veggie Roots, fabricante de burgers veganos congelados.

Marcando presença, pela segunda vez, a Litta Massas Veganas compartilha do mesmo otimismo e acrescenta que os expositores estarão mais preparados para atender um público ávido por produtos artesanais de qualidade. “Vendemos todas as pizzas, mais que o dobro da quantidade que estamos acostumados. Alguns colegas, inclusive, precisaram sair para repor o estoque e continuar atendendo aos visitantes’, revela a responsável pela Litta Massas Veganas, Regina Hamaguti.

Segundo Miguel Rocha, um dos organizadores, o Paraíso Veg sempre apresentará novidades. “Trabalhamos para que cada evento seja único, para que os frequentadores possam acompanhar a evolução do festival a cada edição, trazer a família, os amigos e seus pets. E claro, desmistificar essa falsa ideia de que a gastronomia vegana é inacessível, cara, e sem gosto”, afirma Rocha. E acrescenta que o evento também reúne os amantes da boa gastronomia, não necessariamente apenas veganos e vegetarianos.

Números de veganos no Brasil

Ainda não existem dados oficiais do número de veganos Brasil, no entanto, pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira Vegetariana (SBV) e realizada pelo Ibope em 2018, indicou o interesse da população por mais produtos veganos. Mais da metade dos entrevistados - 55%, entre homens e mulheres com idades a partir dos 16 anos em 102 cidades brasileiras - consumiria mais produtos se os mesmos estivessem melhor indicados na embalagem. Ainda de acordo com o levantamento, nas capitais o percentual de interessados em alimentos veganos é de 65%. Já o número de vegetarianos – os que excluem qualquer tipo de carne do cardápio - é de 14%, o que representa 30 milhões de pessoas. A pesquisa revela, ainda, que nas regiões metropolitanas esse índice é de 16%, um pouco maior que a média nacional.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.