Notícias

Wanda Tofani transforma fragmentos em narrativas visuais na exposição ‘RETALHOS’

Confira a programação

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição individual ‘RETALHOS: Desenhos, Fotografias e Objetos’, da artista Wanda Tofani. A mostra reúne cinco coleções de obras visuais desenvolvidas nos últimos sete anos, explorando leituras da vida, da memória e dos mitos por meio de desenhos, fotografias e objetos. O evento acontece no dia 10 de julho de 2026, sexta-feira, às 19 horas. As obras poderão ser vistas até 16 de agosto de 2026, integrando a programação do 58º Festival de Inverno UFMG. A entrada é gratuita e tem classificação indicativa de 12 anos.

RETALHOS: Desenhos, Fotografias e Objetos – por Wanda Tofani

A exposição ‘RETALHOS’ é formada por cinco coleções de obras visuais elaboradas ao longo dos últimos sete anos, enfocando leituras e visões da vida, fragmentação e reconstrução da memória, reinterpretações dos mitos, por meio de técnicas diversas.

A coleção ‘RESSONÂNCIAS’ busca a afirmação da linguagem do desenho em sua natureza básica, ou seja, observação e expressão. Utilizando materiais primordiais, como lápis e papel, ela dialoga com a imaginação, e com afetos e compromissos com a representação da figura humana. Essa linguagem da tradição, da representação, entretanto, é extrapolada ou, mesmo, perturbada por linhas retas advindas de geometria em diálogo com a emoção.

‘MARTÍRIOS’, por sua vez, utiliza grafite, aquarela e recortes que sugerem movimentos advindos das vivências da dor. Busca-se aí expressar a crueldade e a fragilidade da natureza humana.

Já a coleção ‘FRAGMENTOS’ revisita e reapresenta, pelo desenho em tecidos, esparsas fotografias da infância, suscitando o pensar e o sonho. Pensar em como o tempo transcorre e nos escapa mesmo que sejam plurais os eventos de uma vida. Da mesma forma, a memória desse tempo dilui-se em sua incompletude e sua reconstrução se dá entre o fático e a fantasia. A fragilidade dos suportes sugere a vulnerabilidade e a fragmentação da memória. Contudo, eles, em frente e verso, testemunham uma desejável e possível reconstrução.

‘MITOLOGIAS’ consiste em uma série fotográfica em que a artista reinterpreta mitos da Antiguidade. Mitos estes que, como lhes é próprio, são susceptíveis de serem reapresentados em imagens subjetivas. Ou seja, optando-se por destacar elementos e atitudes que capturam tais mitos sem nomeá-los e convidando quem os observa a revivê-los e usufruí-los. Esta abordagem se dá em torno de um espelho, onde a autora e seu companheiro, indiferentemente à presença da câmera e de quem a manipula, são ambos personagens das cenas que constroem. Assim, revive-se os mitos por um olhar que envida a recriação e o desdobramento por outros olhares.

Enfim, ou melhor, em meio a essas coleções, três objetos compõem a série ‘VESTÍVEIS’ e ensejam reflexões críticas sobre o consumo conduzido pela busca do prazer.

Sobre a artista

Wanda de Paula Tofani (Belo Horizonte, MG) é artista visual, professora e pesquisadora. Graduou-se em Desenho, Pintura e Gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG (1981–1983). Em 1990, ingressou como professora do Departamento de Desenho da instituição, onde também concluiu o Mestrado em Artes (1997). É doutora em Literatura e Outros Sistemas Semióticos (Literatura Comparada) pela Faculdade de Letras da UFMG (2005). Aposentou-se da docência em 2012. Ao longo de sua trajetória, realizou sete exposições individuais em Minas Gerais, participou de oito salões nacionais, recebendo premiação em quatro deles, e integrou cerca de vinte exposições coletivas, incluindo uma internacional, na qual apresentou trabalhos fotográficos. Sua produção transita entre desenho, gravura, fotografia, aquarela e a criação de vestimentas e objetos com materiais de consumo. Atualmente, dedica-se principalmente ao desenho e à aquarela.

Exposição ‘RETALHOS: Desenhos, Fotografias e Objetos’ – Wanda Tofani
Abertura: 10 de julho de 2026 | às 19h
Visitação: até o dia 16/08/2026
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Sala Celso Renato de Lima
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita

Siga o Centro Cultural UFMG e fique por dentro da programação:
Facebook | Instagram | YouTube | Twitter | Spotify | Site

Foto: Wanda Tofani

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.