Notícias

Mercantil do Brasil Cultural 2008 em Nova Lima

Reconhecido como um dos maiores projetos culturais itinerantes de Minas Gerais, a 8ª edição do Mercantil do Brasil Cultural passa por Nova Lima, no dia 9 de julho. Com o tema 8 Jeitos de Mudar o Mundo.
O projeto promove gratuitamente o Encontro Cultural 8 Jeitos de Mudar o Mundo, a partir das 19 horas, no Auditório da Associação Comercial de Nova Lima - Praça Bernardino Lima, 43 – 3º andar - Centro. Além do evento, a cidade recebe o Concurso Cultural 8 Jeitos de Mudar o Mundo e o vídeo 8 Histórias Que Não São Pra Boi Dormir. Mais abrangente e com muitas novidades, o Mercantil do Brasil Cultural 2008 chegará a 53 cidades de Minas Gerais. Entre maio e outubro, acontecerão apresentações gratuitas do espetáculo teatral Milenium com a exibição de filme, o Concurso Cultural 8 Jeitos de Mudar o Mundo e o Encontro Cultural 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Além disso, 4.500 DVDs com o vídeo educativo 8 histórias que não são pra boi dormir serão distribuídos a escolas públicas, privadas e ONGs de todos os municípios beneficiados pelo projeto.
8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO
Em 2000, durante a reunião da Cúpula do Milênio em Nova Iorque, a Organização das Nações Unidas (ONU), com a participação de líderes de 191 países incluindo o Brasil, oficializou um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015. Para isso foram estabelecidas oito metas que ficaram conhecidas como Objetivos de desenvolvimento do Milênio (ODMs), no Brasil chamadas de “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. Os Objetivos são: Acabar com a fome e a miséria; Educação básica de qualidade para todos; Igualdade entre sexos e valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a AIDS, a malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Com o objetivo de colaborar na divulgação da importância desses Objetivos, o Mercantil do Brasil Cultural 2008 adotou o tema 8 Jeitos de Mudar o Mundo, que será apresentado em todas as suas ações e produtos. A proposta do Encontro Cultural 8 Jeitos de Mudar o Mundo é provocar um amplo processo de diálogo sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e quais os desafios existentes para a sua implementação. Dirigido para educadores, imprensa, representantes da sociedade civil, lideranças políticas e autoridades locais, o Encontro tem como meta dar subsídios a esses agentes sociais para que eles possam multiplicar a discussão em suas esferas de atuação. Os encontros acontecem durante os meses de maio e junho, em 20 cidades mineiras. O vídeo educativo 8 histórias que não são pra boi dormir tem duração de aproximadamente 15 minutos e é dividido em oito histórias. Cada história tem uma linguagem própria (circo, cinema de animação, dança, teatro de sombras, teatro, poesia, fotografia) e aborda um dos objetivos do milênio. 4.500 cópias em DVD serão enviadas a escolas públicas, particulares e outras instituições educativas de Minas Gerais. O vídeo também será exibido durante o Encontro Cultural. 8 histórias que não são pra boi dormir é de autoria do jornalista José Carlos Aragão, foi dirigido por Rogério Falabella e produzido pelo Mercantil do Brasil O Concurso Cultural 8 Jeitos de Mudar o Mundo é destinado a escolas e organizações do terceiro setor que receberam o DVD 8 histórias que não são pra boi dormir. O concurso é voltado para crianças e jovens, com idade entre 5 e 17 anos, vinculados a essas instituições, e tem uma categoria específica para cada faixa etária: desenho, redação e poesia. Os participantes devem desenvolver os trabalhos a partir do vídeo educativo e da reflexão sobre o tema 8 Jeitos de Mudar o Mundo, colocando em prática a criatividade e a capacidade de expressão. As inscrições ficam abertas de junho a setembro e o resultado será divulgado em outubro.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.