Notícias

Governo lança Cozinha Escola com curadoria da Una

O Centro Universitário Una será responsável por gerir o projeto, que foi lançado hoje, pelo governo do estado

Na quarta-feira (5), o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou um despacho que definiu como prioridade a implantação da Cozinha Escola Mineiraria, localizada no Mercado Central. O projeto contará com exposição de produtos e uma escola de gastronomia, onde serão realizadas capacitações e demonstrações da culinária mineira, atendendo tanto amadores quanto profissionais. A iniciativa é uma forma de valorizar e fomentar a cadeia produtiva da gastronomia no estado.

A Cozinha Escola será gerida pelo Centro Universitário Una, que ficará responsável pela curadoria gastronômica, aquisição de insumos e formação de profissionais. A parceria aproxima, ainda mais, a política pública da educação e é uma maneira de incentivar um contato maior com a culinária mineira. “Acreditamos que essa parceria será bastante produtiva. Vamos promover um espaço transformador, que vai aliar a teoria e a prática entre professores e alunos”, afirmou a vice-reitora da Una, Débora Guerra. A gestão dessa curadoria ficará por conta do coordenador do curso de gastronomia da Una e chef de cozinha, Edson Puiati.

O Mercado Central foi escolhido por ser um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. Por ano, o espaço recebe cerca de um milhão de visitantes. “O Mercado Central é a síntese do nosso estado na capital. É onde temos todas as regiões representadas, todos os produtos mineiros artesanais e não artesanais”, ressalta Pimentel.

Na ocasião, o governador entregou um certificado em homenagem aos produtores de queijos mineiros premiados no Concurso Mondial du Fromage, realizado em junho, na França. “Fico ainda mais feliz por estarmos homenageando aqui nossos produtores de queijo, mostrando a qualidade da produção de Minas Gerais. É motivo de orgulho para todos nós”, enfatiza.

Além de Pimentel, também participaram da cerimônia a presidente do Servas, Carolina Pimentel; os secretários de Estado de Turismo, Ricardo Faria; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão; de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) em exercício, Ricardo Wagner Righi de Toledo; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões; e o deputado estadual Agostinho Patrus, coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, dentre outras autoridades.

 

Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.