Notícias

#FériasNoMuseu! Espaço do Conhecimento UFMG tem programação especial para toda a família em julho

Atividades acontecem de 16 a 28 de julho e são gratuitas; apenas entrada no Planetário é paga

Julho chegou com muitas atrações no Espaço do Conhecimento UFMG, que preparou uma programação superespecial para as#FériasNoMuseu! Toda a família vai se divertir por aqui com oficinas sobre astronomia, contação de histórias, brincadeiras e passeios diferentes pelas exposições. Tudo isso acontece de 16 a 28 de julho, quando a criançada está tirando um descanso da escola.

Mas, os pais podem ficar tranquilos porque a diversão no Espaço é aliada ao conhecimento! Ninguém sai daqui sem aprender um pouco sobre astronomia. Nos dias 16 e 18 de julho, às 15h, os visitantes estão convidados para a oficina Um dia de astronauta. Na atividade, gratuita e voltada para quem já está com 06 anos ou mais, o público vivencia alguns passos do treinamento obrigatório para quem se lança para fora Terra, além de descobrir curiosidades sobre as missões espaciais e os astronautas.

No dia 27, às 14h, é a vez de darmos atenção especial à Lua, onde o ser humano pousou há exatos 50 anos! Em Contos da Lua, os visitantes vão conhecer como os diferentes povos veem nosso satélite natural, encarado de variadas formas ao longo da história humana. A classificação é livre, e a entrada é gratuita.

E os amantes do espaço sideral também podem conhecê-lo sem ter que entrar em um foguete. O Planetário exibirá sessões diárias na programação de férias, com projeções que abordam o sistema solar, a Lua, as constelações e a relação de algumas culturas com o céu. Todos os dias, haverá uma exibição infantil. Única atividade paga do museu, a entrada no Planetário custa R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A política de gratuidade pode ser consultada aqui.

Brincando e aprendendo!
Quem nunca se perguntou qual poder gostaria de ter? As crianças adoram fantasiar sobre isso, e o Espaço preparou um jogo muito divertido para essas férias. Na Fábrica de superpoderes, os pequenos vão criar super-heróis com dons bem especiais. A partir daí, produzirão cartas para um jogo. A atividade está marcada para 25 de julho, às 15h, e é indicada para maiores de 06 anos. A entrada é gratuita.

Já a oficina (Des)Encaixando apresenta os mundos indígenas ao público, com foco nos povos Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Tikmu’un e Pataxoop. Na atividade, que ocorre nos dias 24 e 26 de julho, às 15h, os visitantes são apresentados à diversidade indígenas a partir de quebra-cabeças. Em seguida, uma contação de histórias apresenta a trajetória de cada uma dessas comunidades. Para participar, basta retirar uma senha gratuita na recepção do museu.

Somos todos loucos?
O Espaço abriga uma réplica do sítio arqueológico de Montalvânia, cidade do norte de Minas onde cientistas encontraram pinturas rupestres. O pequeno município, de cerca de 15 mil habitantes, também se destaca por outra história, a de Antônio Montalvão, figura controversa. Considerado lunático por alguns e sabido por outros, o homem foi prefeito da cidade por duas vezes. Suas ações nos levam a questionar o limite da normalidade. Em Histórias da Montalvânia, o público vai debater com os mediadores do museu o que é sanidade e como ela é uma construção social. A atividade acontece no dia 23 de julho, às 15h, e no dia 27, às 18h15. Podem participar pessoas com 10 anos ou mais.

Entre a energia e o movimento
A atual exposição temporária do Espaço aborda as perspectivas sociais, históricas e científicas sobre a energia e o movimento, propulsores de nossas ações na Terra. Uma parceria com a Petrobras, a mostra é palco de dois percursos das #FériasNoMuseu.

No dia 21 de julho, às 15h, Caminhos do Movimento: força leva o público a explorar a ligação de variadas dinâmicas humanas com a força. Já no dia 28, às 15h, os visitantes fazem o percurso Caminhos no Movimento: latência. A classificação é de partir de 07 anos. A participação é gratuita.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.