Notícias

Noite Cantautores estreia com show de Tom Custódio e Gui Borges

Até dezembro serão realizadas seis apresentações gratuitas com a participação de 12 cantautores de vários estados do Brasil e um convidado especial da Argentina

Dando continuidade à parceria iniciada em 2012, a Mostra Cantautores e a Casa Una de Culturaapresentam a “Noite Cantautores”, projeto que contará com uma programação de seis shows dedicados à nova safra da produção cancional brasileira. De vários pontos do continente sulamericano, doze artistas, munidos apenas de seus violões, trarão a Belo Horizonte novos ares para a canção contemporânea, apostando em seu formato mais essencial.

 

Para a estreia, que acontece nesta sexta-feira (17 de julho), às 22 horas, na Casa Una (Rua Aimorés, 1451, Lourdes), os músicos Tom Custódio da Luz (SC) e Gui Borges (MG) são os convidados. Como tradição da Casa o evento é gratuito com distribuição de senha uma hora antes do início do show.

 

Gravando atualmente seu primeiro EP, o poeta e músico mineiro, Gui Borges, traz no repertório da “Noite Cantautores” composições que combinam jazz e lirismo, e canções que criam imagens estranhamente conhecidas para quem as ouve: de cidades, personagens, cafés e bares.

 

Catarinense de Blumenau, o jovem compositor Tom Custódio da Luz apresenta ao público mineiro suas criações melódicas influenciadas por grandes nomes do cenário como Caetano Velosos, Chico Buarque, Novos Baianos, João Gilberto, Tom Jobim, Cole Porter, Oasis, The Strokes, Green Day e vários outros.

 

Tom compôs sua primeira música os 14 anos de idade. Um ano depois ganhou o seu primeiro violão e não parou mais. Hoje, com seus vinte e poucos anos, Tom dedica-se totalmente a música encantando a todos por onde passa. Estreou no palco em 2011, sendo vencedor do Festival da Canção de Balneário Camboriú. Lançou em meados de 2012 seu primeiro disco “Fuga”, uma obra totalmente autoral, com 13 canções, todas sutilmente independentes em sua concepção rítmica. Em 2013 foi eleito artista revelação pelo Prêmio da Música Catarinense e em 2014 gravou um DVD ao vivo no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú e seu segundo disco, ambos a serem lançados ainda este ano.

 

Todos os shows programados para a “Noite Cantautores” serão solo, no intuito de criar umambiente intimista e adequado para a escuta. A proposta é de estimular o intercâmbio entre oscantautores, além de formar público para a arte do cantor-compositor. "Nos últimos anos, Belo Horizonte tem se tornado uma cidade central para a canção contemporânea no Brasil. Há grande qualidade e diversidade estética na produção local, além de um circuito que começa a crescer em torno desse formato, gerando interesse no público", diz Jennifer Souza, uma das idealizadoras da Mostra.

 

Para Luiz Gabriel Lopes, que também integra a equipe da Mostra Cantautores, a ideia da residência na Casa Una é movimentar a cena, promover a troca. “Neste ano conseguimos programar, além de cantautores mineiros, artistas de outros cinco estados no Brasil (Rio, São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Piauí), e um convidado especial da Argentina. Em dezembro realizaremos a quinta edição da Mostra, em formato de festival, com uma semana contínua de shows, palestras e atividades”, revela.

 

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.