Notícias

Novos Registros debate as práticas de proteção do bairro Floresta

 

A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, apresenta a palestra de Teodoro Magni “O Direito ao Patrimônio em Belo Horizonte: a institucionalização das práticas e a proteção do bairro Floresta”. O encontro faz parte do projeto Novos Registros - Banco de Teses sobre BH e acontece dia 15 de julho, às 19h, no auditório da Fundação Municipal de Cultura (Rua da Bahia, 888 – Centro). A entrada é gratuita.

 

A dissertação, apresentada em 2012 ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, traz os acontecimentos que se iniciaram nos anos 1970 e que se desenvolveram nas décadas seguintes, levando à institucionalização das práticas de patrimônio em Belo Horizonte. O trabalho mostra a consolidação dessa política municipal em termos de métodos e conceitos, analisando até que ponto ela se estabelece como um direito cultural. Em especial são abordados os desdobramentos sociais e institucionais da proteção do Conjunto Urbano Bairro Floresta, ocorrida em 1996.

 

Os espectadores terão direito a um certificado de participação. O documento deve ser solicitado por meio do livro de presença disponível no dia do evento e a sua entrega acontecerá ao final do debate. Os trabalhos que compõem o projeto Novos Registros podem ser consultados, pessoalmente, no Banco de Teses do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, localizado na Rua Itambé, 227, Floresta. 


Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.