Notícias

O documentário O Dia do Galo chega aos cinemas no dia 23 de julho

Na véspera da comemoração de dois anos da conquista da Copa Libertadores pelo time, O Dia do Galo estreia como registro sensível do feito atleticano. Apresentado pelos torcedores, o documentário é um filme sobre paixão, fé, amor e, claro, futebol.

Amantes do cinema e do futebol têm compromisso certo no próximo dia 23 de julho: a estreia nos cinemas do documentário O Dia do Galo, que narra a emocionante conquista da Copa Libertadores da América de 2013 pelo Clube Atlético Mineiro. O filme acompanha a rotina de dez atleticanos na data da grande final do torneio, no dia 24 de julho daquele ano.  Para transformar o projeto em realidade o diretor Cris Azzi convidou O Coletivo NITRO + Alicate e, assim, formou-se uma equipe que reúne quase 50 atleticanos, entre personagens e produtores. O resultado é um filme apaixonado e muito comovente, à altura da conquista alvinegra.

 

“A ideia de misturar o futebol e o cinema, duas das minhas maiores paixões, é antiga. Desde 2004 flerto com a possibilidade de fazer um filme sobre o Galo. Acredito que as coisas tem um tempo certo pra acontecer e esse tempo chegou. Poder fazer parte de um registro histórico que certamente será eternizado na memória do público(especialmente dos atleticanos) é motivo de um orgulho gigante. As sessões do filme no Cinefoot e na Mostra de Tiradentes nos deram a dimensão do diálogo emocional que o filme provoca nos espectadores. Essas exibições nos festivais comprovaram a capacidade do filme de transportar o espectador para dentro do estádio naquele 24 de Julho de 2013. Me faz lembrar da clássica história de que o público fugia assustado quando o trem chegava na estação no filme dos irmãos Lumière. A diferença é que no O DIA DO GALO o público ao invés de fugir, vibra como se sentisse de novo a alegria daquela noite.”, define Cris Azzi

 

Co-dirigido por Luiz Felipe Fernandes, o filme foi também lançado primeiramente em uma versão reduzida e disponibilizado na internet. O curta metragem, com 22 minutos de duração, foi uma ação inicial realizada pelos produtores para motivar os jogadores e toda a massa atleticana na disputa do Mundial de Clubes. Atualmente, o curta  já ultrapassou a marca de de 350.000 visualizações no YouTube. 

 

No filme, encontramos torcedores atleticanos ilustres, personagens que já são bastante conhecidos do público belo-horizontino, como  Mario Caixa, deputado estadual e narrador esportivo, responsável pelo famoso bordão CAIXA!, marca registrada do time mineiro; e Orlando, proprietário de um dos mais antigos e famosos bares da cidade, batizado com seu nome  localizado no Bairro de Santa Tereza. No longa também somos apresentados a torcedores anônimos, o grande volume da massa alvinegra – em comum, a paixão pelo Galo. Cada um dos dez torcedores retratados foi filmado durante 24 horas na data da decisão.

 

Desde sua primeira exibição, o longa metragem passou por festivais de cinema nacionais e internacionais, recebendo prêmios, menções e obtendo excelente repercussão junto ao público. Na 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes foi exibido ao ar livre, durante uma sessão lotada, marcada pela reação positiva da platéia como se estivesse novamente diante da conquista da Taça Libertadores, garantindo ao longa o título de vencedor da categoria Júri Popular. O filme também foi Vencedor da Mostra Competitiva Cinefoot BH 2014, festival destinado ao cinema de futebol. 

 

Agora, na véspera da comemoração de dois anos da grande conquista, no dia 23 de julho, o grande público pode vivenciar novamente todas as emoções que levaram ao título. Uma narrativa sensível e apaixonada que agradará a todos - até quem não torce pelo clube mineiro

 

DIRETORES

CRIS AZZI

Diretor e produtor cinematográfico, estreou Sumidouro em 2005, um curta documentário premiado pelo MINC. Depois veio o episódio “Qualquer Vôo” do longa metragem “5 frações de uma Quase História” exibido em mais de 20 capitais brasileiras e premiado no CINE PE e no Festival de Miami. Sumidouro virou longa e estreou em 2008 no festival É Tudo Verdade. Em 2012  finalizou uma trilogia de filmes de amor feitos na China, em Cuba e no Brasil. "Cada Dia Uma Vida Inteira" seu novo filme de Longa Metragem estreou nos Canais Telecine e Canal Brasil em 2015. Agora se prepara para filmar em 2016 “Luna”, um novo longa metragem de ficção, premiado pelo Edital Filme Em Minas.

 

LUIZ FELIPE FERNANDES

Diretor e montador de filmes de longa e curta metragem, documentários e vídeos para internet. Em parceria com Alexandre Baxter, realizou um dos episódios do longa metragem “Descaminhos”, exibido e premiado em festivais internacionais na Alemanha, Espanha, Rússia, Brasil, Cuba, entre outros, além do curta “Sobre o Resto dos Dias”, premiado em festivais nacionais. Como assistente de direção, trabalhou com diversos cineastas como José Joffily, Roberto Bomtempo, Helvécio Ratton, Alceu Valença, Luiz Carlos Lacerda, Elza Cataldo, Guilherme Fiúza e Marcelo Santiago. Atualmente está finalizando seu primeiro longa metragem de ficção, intitulado “Eu não sou daqui”.

 

NITRO + ALICATE

O coletivo NITRO + ALICATE é a união de profissionais de comunicação e artes de duas agências de conteúdo de Belo Horizonte, que juntos, realizam projetos culturais e artísticos.


Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.