Notícias

Tradição, criatividade e simplicidade: prato da casa aposta nos ingredientes certos para repetir a dose do sucesso

Festival gastronômico que promove a culinária mineira acontece em Divinópolis de 8 de julho a 8 de agosto

 

Com mais de 10 anos no cenário gastronômico regional, o Prato da Casa acontecerá de 08 de julho a 08 de agosto, em Divinópolis. Já consolidado no território mineiro, o festival contará este ano com a participação de 14 bares e restaurantes, sendo eles: Peixe Dourado, que foi o Campeão da edição de 2014; Show Bar; Bikus; Churrasquinho do Raimundo; Barroco Mineiro; Tõe do Bejo; Rota 635; Inove; Made in Brasil; Recanto do Peixe; Black Out; Divino Espeto; Bar do Jacó e Bar do Gelu.

 

Com uma programação eclética e extensa, o Prato da Casa visa promover a culinária local, além de incentivar o turismo regional e aprimorar as técnicas de serviços e de atendimento dos empresários do setor de alimentação fora do lar. Para 2015, o evento aposta na criatividade e simplicidade para a elaboração de um prato exclusivo: os estabelecimentos participantes devem criar uma receita baseada na cultura alimentar familiar, utilizando de um produto orgânico ou da roça. Para tornar o festival acessível a todos os paladares e bolsos, serão elaborados pratos populares.

 

Objetivando incrementar o festival gastronômico e oferecer novidades para o público, de acordo com um dos organizadores do Prato da Casa, Gustavo Bicalho, acontecerá ainda o Concurso de Sobremesas, em que o autor da receita mais apetitosa também será premiado. Os vencedores do "Melhor Prato" e "Melhor Sobremesa" irão ganhar, além da fama, R$1.200,00 em dinheiro, uma viagem para um resort all inclusive, além de um freezer da Ygloo com vários mantimentos e bebidas.  Segundo Bicalho, este ano será lançado também o Livro Prato da Casa, contendo as principais receitas do evento.

 

Reconhecendo a importância do trabalho dos colaboradores para o sucesso dos empreendimentos, o circuito gastronômico irá contar ainda com a categoria “Melhor Garçom”, em que será disponibilizado uma moto da Honda para o vencedor. E para aperfeiçoar o trabalho dos garçons, um profissional do SENAC prestará consultorias constantes.

 

Com o intuito de realizar um evento de encerramento a altura do festival, no dia 08 de agosto, no sábado, o Prato da Casa promove no Parque de Exposições a saideira. Com a temática carnavalesca, o evento contará com bandas de samba de raiz e samba enredo, além de serpentinas como decoração. O evento terá ainda uma sorveteria Iglu e uma livraria exclusiva com conteúdo referente apenas à culinária. Nesta ocasião será lançado o livro do Prato da Casa e também uma obra do renomado Chef Peninha. A festa de encerramento ainda  terá uma carreta do SENAC com profissionais que oferecerão cursos específicos para tira gostos de boteco.

 

Para fomentar o setor turístico e de alimentação, impulsionando o desenvolvimento do mercado local, durante o festival, cada estabelecimento participante terá uma feirinha com produtos familiares na porta de seu empreendimento. O Prato da Casa conta com o apoio da Caixa Econômica, Honda, Sorvetes Ygloo, Cimcal, Construtora Pardini, Divina Panela e Rapabox. 

 


Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.