Notícias

Festival Movimento HotSpot mobiliza a cena artística e criativa de BH de 19 a 21 de Julho

Programação inclui exposições, palestras, encontros e exibição de curtas, apresentando o trabalho de criativos de todo o Brasil que concorrem ao prêmio Movimento HotSpot em 11 categorias Belo Horizonte recebe, entre os dias 19 e 21 de julho, o Festival Movimento HotSpot, marcando o encerramento da passagem desse projeto que fomenta criatividade, inovação e empreendedorismo por nove capitais do país. Reunindo produções de 303 brasileiros, selecionados entre 1.642 concorrentes por um time de 25 curadores, o Festival vai revelar novos talentos em 11 áreas da criatividade — Arquitetura, Beleza, Cenografia, Design, Design Gráfico, Filme & Vídeo, Fotografia, Ilustração, Moda e Música, além da categoria Ideia, que premia as três propostas mais inovadoras que envolvem conceitos de Empreendedorismo, Tecnologia, Sustentabilidade, Biomimetismo, Engenharia de Produção, Varejo, Branding e Comunicação. O melhor projeto de cada categoria é premiado com R$ 10 mil, valor também destinado para os três melhores projetos da categoria Ideia. Também há um prêmio especial no valor de R$ 150 mil para o melhor designer de moda desenvolver uma coleção e apresentá-la no São Paulo Fashion Week ou Fashion Rio (em edição a ser confirmada), além de R$ 200 mil para que a melhor ideia se materialize para conquistar o mercado. O presidente do Instituto Nacional de Moda e Design e um dos idealizadores do Movimento HotSpot, Paulo Borges, comenta a importância de estruturas como essa para que os trabalhos criativos de vários brasileiros sejam conhecidos e se tornem relevantes para a sociedade: “Temos muitas pessoas de talento, com muita capacidade criativa, mas pouco espaço de visibilidade e oportunidade, sem conhecimento de gestão e quase nenhum capital. Precisamos incluir esses talentos no mundo formal dos negócios”. O projeto é incentivado pelo Ministério da Cultura e conta com parceria do Sebrae e patrocínio da Vale e da Riachuelo. A programação do festival envolve a exposição de obras dos criativos do Movimento HotSpot, já vista por mais de 30 mil pessoas, que será instalada no Museu Inimá de Paula, além de ciclo de palestras, encontros e exibição de curtas, realizados no Memorial Minas Gerais Vale, parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade. No espaço, serão apresentados 24 curtas que concorrem ao prêmio de Filme e Vídeo do Movimento HotSpot, selecionados pelo diretor, roteirista, cineasta e músico João Falcão. Entre eles, será exibida a produção “Webseriados”, do mineiro Alberto Augusto de Oliveira Neto. No dia 20, sábado, o auditório do Memorial recebe a dinâmica Rodas de Conversa, que inclui encontros com o renomado designer Alexandre Herchcovitch, a diretora de redação da revista Elle, Susana Barbosa, e o grafiteiro Speto, referência na arte de rua. A música também é forte presença no Festival, que apresentará shows com nove novas bandas que emergiram no último ano das regiões Sul e Sudeste — entre elas os mineiros Batistadines e a banda instrumental Dibigode. Entre as bandas de São Paulo, o inusitado trabalho solo do músico Guilherme Folco, mostrando o projeto Multisambofônico, enquanto Daniel Limaverde será o único representante carioca nesta categoria. Estão previstas, ainda, participações de artistas convidados que serão reveladas na página do Movimento HotSpot no Facebook ao longo da semana, perfil Movhotspot. O projeto acumula participações musicais importantes, como Dado Villa-Lobos, Wannabe Jalva, Bidê ou Balde, SILVA, Manuela Rodrigues, Neila Kadhí, Baiana System, Khrystal, Mombojó, Luê e Gang do Eletro. Já se envolveram com o festival artistas como VJ Suave, o grafiteiro Cusco, o grupo teatral Serpentes que Fumam, os artistas urbanos Júlio Costa, Zaca Oliveira e Roberta Carvalho. Pela curadoria, já passaram, também, nomes consagrados na cena criativa, como Rony Rodrigues, Marcelo Rosenbaum, Ronaldo Fraga, Rogério Hideki, Lala Deheinzelin e Ilse Guimarães, além de Speto. MINAS: ESTADO CRIATIVO A região Sudeste conta com o maior número de inscrições selecionadas no Festival HotSpot. De 1.642 propostas enviadas para as 11 categorias, 303 foram selecionadas, sendo 111 provenientes do Sudeste e, entre essas, 31 mineiras. As categorias mais exploradas pelos representantes de Minas Gerais foram Arquitetura, Ilustração e Ideia. SOBRE O MOVIMENTO HOTSPOT O movimentohotspot.com é uma plataforma online criada para receber inscrições para o Movimento HotSpot, um processo de busca, exposição e premiação de novos talentos de várias áreas criativas no Brasil. O ambiente virtual abriga ideias e propostas de inovação em várias categorias. Criadores-empreendedores, duplas, grupos e coletivos encontram na rede uma maneira de colocar seu talento à prova e encontraram no espaço um canal de interação com público e mercado. Além de hospedar o conteúdo enviado por artistas na rede, o portal do Movimento HotSpot publica diariamente notícias e referências para inspiração vinculadas às áreas de criatividade que premia. Lançado em abril de 2012, aposta nos negócios criativos e em uma nova dinâmica econômica sustentada em rede, onde o valor maior está na relação, na capacidade de se conectar e construir novas possibilidades e parcerias. SOBRE A PARCERIA COM O SEBRAE Atualmente, o Sebrae atua com 153 projetos de economia criativa, trabalhando para aumentar a formalização dos empreendedores do setor. A entidade presta consultoria às micro e pequenas instituições em gestão empresarial, inovação, planejamento e estratégia, e oferece várias oportunidades para que estes empresários possam trocar experiências, fazer novos contatos e ter vivência no segmento onde atuam ou pretendem se inserir. O Movimento HotSpot se alinha com os objetivos do Sebrae de fortalecer a economia criativa por meio de cadeias produtivas ligadas a setores como moda, música, startups e design, utilizando a inovação e a criatividade e buscando aprender e interagir com novos talentos. SOBRE O PATROCÍNIO DA VALE A Vale valoriza as pessoas e enxerga o Movimento HotSpot como uma plataforma que estimula a inovação, revela talentos e oferece oportunidades para o empreendedorismo. Outro aspecto importante é a possibilidade de troca de ideias e a circulação em diversas regiões do Brasil. SOBRE O PATROCÍNIO DA RIACHUELO Promover a universalização da arte por intermédio da moda é o grande objetivo da Riachuelo como patrocinadora do Movimento HotSpot, incentivando a importante concepção criativa que envolve o projeto.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.