Notícias

Funarte MG promove a oficina de ‘Elaboração de Projetos Culturais’, neste mês de julho

A Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte, promove a oficina Elaboração de Projetos Culturais, nos dias 24, 25, 27 e 28 de julho. A ação faz parte do Programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas, da Fundação Nacional de Artes – Funarte. O curso será ministrado pela professora-doutora Clarice Libânio, com foco em elaboração de projetos sociais e culturais, monitoramento, avaliação e captação de recursos. As aulas são destinadas a gestores culturais, artistas, grupos e produtores ligados à área.

As inscrições são feitas somente pela internet, até o dia 23 de julho. As vagas são limitadas a 30 participantes. O curso tem a duração de 20 horas. Segundo os organizadores, podem ser realizadas inscrições presenciais na Funarte MG, no primeiro dia de aula, caso ainda haja vagas disponíveis.

Oficina Elaboração de Projetos Culturais, com Clarice Libânio

O objetivo da oficina é orientar os participantes sobre as principais ferramentas de captação de recursos, através da elaboração de projetos culturais e participação em editais de fomento. Programa de ensino: Projeto matriz e o passo a passo na elaboração de projetos: público-alvo, objetivo, recursos, composição do orçamento, cronograma físico e resultados; Visão introdutória sobre estratégias e elementos importantes para a captação de recursos; O estabelecimento de parcerias e trabalho em rede, através dos mecanismos e oportunidades de inscrição de projetos culturais e sociais, leis de incentivo, editais e fundos, e Trabalho coletivo no esboço e criação de um projeto cultural.

Dias e horários: 24 e 25 de julho, das 17h às 21h30; 27, das 14h às 20h; e dia 28, das 14h às 19h

Público-alvo: Gestores culturais, artistas, grupos e produtores ligados à área.

30 vagas

Clarice Libânio é graduada em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1992). Mestre em Sociologia pela UFMG (2008). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG (2017). Fez estágio de doutorado junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Sócia-diretora da Habitus Consultoria e Pesquisa Ltda. Consultora de órgãos públicos e privados nas áreas de cultura, desenvolvimento local, estudos ambientais e diagnósticos socioeconômicos. Autora do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte e coordenadora executiva da ONG Favela é Isso Aí. Professora de metodologia da pesquisa, planejamento estratégico, diagnóstico, elaboração de projetos sociais e culturais, monitoramento e avaliação.

Faça aqui a sua inscrição

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019 

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com produções locais, vai realizar oficinas gratuitas em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Amapá, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Bahia, Paraíba, Ceará, além do Distrito Federal. Estão confirmadas as oficinas de Elaboração de Projetos Culturais – Artes Cênicas; Dramaturgia: criação de textos teatrais; Direção Teatral; Corpo, Voz; Produção e Administração Teatral; Interpretação e Teatro de Bonecos. Além dos cursos, haverá a montagem de três espetáculos resultantes das oficinas de Montagem de Ópera, Montagem de Teatro Musical e Montagem de Teatro Popular Brasileiro.

Todas as atividades do programa são gratuitas e têm como objetivo capacitar artistas e técnicos na área das artes cênicas, contribuindo para difundir, fortalecer e valorizar o processo produtivo. Os cursos são ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Os links para as  inscrições serão disponibilizados, ao longo do ano, no portal da Funarte. A confirmação da inscrição é enviada por e-mail. O número de vagas varia de acordo com a oficina.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.