Notícias

Virada Cultural para os pequenos preparada pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

MM Gerdau oferece programação infantil no domingo (21), na Praça da Liberdade

Jogos e oficinas estão entre as atividades que o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal preparou para a Virada Cultural, que acontece neste fim de semana na capital. A programação, que integra o projeto “Se essa rua fosse nossa”, acontece na Alameda da Educação, em frente ao Prédio Rosa, entre as 13h e 17h30, com atividades gratuitas pensadas pelo Educativo do Museu para todas as idades, incluindo uma atividade acessível para surdos e idosos.

Já é a terceira vez que o MM Gerdau ocupa a Alameda da Educação com o projeto que é um convite de apropriação da rua. “Se essa rua fosse nossa é um resgate da memória de brincar na rua, de levar o museu e as atividades promovidas pelo Educativo para esse espaço tão democrático”, afirma Suely Monteiro, coordenadora do Educativo do Museu. Quem se junta ao Educativo para compor o projeto é a Aldeia Jabuticaba com o já tradicional Uma tarde no Museu, que acontece, dentro da programação especial para Virada Cultural, com o tema “Lugar de criança é em todo lugar”.

Confira a programação completa:

21/07 – Domingo

Encenações: “Os Irmãos Caranguejo”

Horário: 13h às 14h

Faixa-etária: livre

Inspirada nas composições de Chico Science e Nação Zumbi, a narrativa nos convida a refletir sobre a interação do espaço urbano com a natureza e a interferência humana.

Tabuleiro Acessível

Horário: 13h às 17h

Faixa-etária: livre

Oficina criada pelo psicólogo Rafael Pisani que visa conectar a comunidade surda aos jogos de tabuleiro, promovendo a cultura e a inclusão social, de maneira lógica e divertida.

Acessibilidade: acessível para surdos, crianças e idosos

Pigmento Mineral

Horário: 14h às 17h

Faixa-etária: livre

Oficina com o objetivo de aproximar o público do mundo dos pigmentos minerais por meio da experiência de prepara-los e utiliza-los na produção de tintas. Após o preparo das tintas, os participantes poderão pintar um vaso de cerâmica usando o material.

Feito Vó

Horário: 14h às 17h

Faixa-etária: livre

Oficinas manuais, abertas, livres e intergeracionais, nas quais senhoras ensinam aos mais jovens, motivando-os a ensinarem a elas algo em troca. A atividade é desenvolvida em parceria com o coletivo “Feito Vó”, movimento belo-horizontino para a terceira idade, que tem como principal objetivo propiciar trabalhos de capacitação, motivação e forte envolvimento da terapia ocupacional nas atividades realizadas. Fazem parte do “Feito Vó” senhoras com idade acima de 60 anos ou que tenham netos, que buscam serem reconhecidas pela sabedoria e experiência que possuem na realização de seus trabalhos artesanais.

As Minas e os Dragões: jogos interativos (Museu do RPG)

Horário: 14h às 17h

Faixa-etária: livre

Atividade realizada em parceria com o Museu do RPG, que convida todos para uma viagem ao universo épico dos jogos interpretativos.

Uma Tarde no Museu com Aldeia Jabuticaba (14h às 17h30):

Horário: 14h às 17h30:

Atividades:

- Labirinto de papelão, onde as crianças poderão brincar e explorar seus meandros;

– Paredes de papel da mesma forma que a cidade se torna labirinto com suas ruas e prédios;

– Circuito para exploração com bicicletas e patinetes;

– Oficina “Se a cidade fosse sua – Vamos brincar de construir?” As crianças poderão construir sua cidade com peças de montar, objetos em miniatura e elementos da natureza com diferentes texturas, explorndo diferentes possibilidades de cidade;

– Brincadeiras que, na história da ocupação das crianças nas ruas, são passadas de geração em geração, tais como: Mãe da Rua, Amarelinha, Pula Corda e elástico, Queimada, Rouba Bandeira, Peteca, 3 Marias, pega-pega, barra manteiga e Cabra cega;

– Contação de histórias “Dona Baratinha”, com a Casa de Lua (16h30 às 17h30).

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h e apresenta uma programação para todas as idades. A entrada é franca.

Foto: Leonardo Miranda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.