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Como o marketing holístico pode revolucionar uma empresa

Holismo significa aquele ou aquilo que procura compreender os fenômenos em sua totalidade e globalidade. O conceito, criado em 1926 por Jan Christiaan Smuts, nunca foi tão atual, principalmente no que diz respeito ao marketing e sua e evolução. “O Marketing Holístico é uma filosofia que considera o negócio como um todo, e não como uma organização com várias partes. Ou seja, agora todas as áreas de uma empresa estão conectadas na visão e escopo do marketing e são responsáveis por captar, reter e trazer uma boa experiência para clientes”, explica Daniel Scott, CEO e fundador da HyperXP- Escola de negócios para pequenos e médios empresários que visa democratizar a educação de gestão e marketing no Brasil.

Para ajudar a entender essa evolução do conceito de marketing, Daniel Scott responde algumas perguntas e orienta como implantar essa prática em pequenas e médias empresas.

O que é marketing holístico?

Daniel Scott (D.S.): É uma evolução do marketing. É uma filosofia que considera o negócio como um todo, e não como uma organização com várias partes. Ele envolve todos os membros e áreas da empresa para gerar uma imagem positiva para o consumidor e resultados positivos. Ou seja, agora todas as áreas de uma empresa estão conectadas na visão e escopo do marketing e são responsáveis por captar, reter e trazer uma boa experiência para clientes. Na parte externa, o marketing holístico foca em gerar formas alternativas de se divulgar uma marca ou produto, que fujam às maneiras tradicionais como anúncios online.

Como integrar os diferentes setores de uma empresa para implementar o marketing holístico?

D.S.: Antes de tudo, uma empresa precisa ter sua estratégia de marketing bem montada, e é aqui que a maioria falha. Muitas não sabem seu público alvo claramente, não têm um posicionamento bem definido, não entendem que canais de comunicação precisam ser atacados e muito menos têm mecanismos e ferramentas de prospecção de leads e conversão desses leads em clientes. Quando tudo isso fica claro, há espaço para integrar a empresa em um só escopo e o marketing holístico acontece. 

O que o marketing holístico traz de novo para a gestão de negócios?

D.S.: Os recentes períodos de crise que vivenciamos mostram que negócios que sobrevivem são aqueles que não são inchados e conseguem se adaptar rápido. O marketing holístico é fundamental para empresas que buscam ser enxutas e ágeis, afinal, não só possibilita trazer mais clientes com menos esforço como também acelera a comunicação dentro das empresas, eliminando possíveis gargalos.

 PME e startups conseguem implementá-lo? como?

Não só conseguem, como o marketing holístico é ideal para empresas com orçamento apertado de marketing. Afinal, com o aumento do custo para se fazer compra de anúncios nas principais plataformas (Facebook e Google), a saída muitas vezes é procurar formas alternativas e mais baratas de se conseguir clientes. Especialmente se seu negócio for muito nichado em algum setor ou região. Ou se algum colaborador da empresa consegue se destacar e se comunicar com os clientes.

Sobre Daniel Scott - Daniel é fundador e CEO da HyperXP, uma escola de negócios para pequenos e médios empresários. Em sua jornada, já formou mais de 5 mil gestores de mais de 30 países.

Economista pela PUC-RJ, mestre em Administração pela FGV-RJ e pós-graduado em Empreendedorismo pela Escola Superior de Comércio de Paris, é também autor do livro best-seller “O que eles não te ensinam na faculdade”.

Atualmente, soma mais de 300 mil seguidores em suas redes sociais.

Foto: Arquivo pessoal

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