Notícias

Brincadeiras nos jardins do Palácio da Liberdade integram a Virada Cultural de BH

Uma forma de juntar crianças, o patrimônio e a diversão para re(descobrir) a cidade.

Você conhece os jardins do Palácio da Liberdade? Não? Então, já imaginou como deve ser brincar e (re)descobrir esses espaços e a cidade por meio deles? Não perca tempo! Faça parte dessa história e desvende conosco os mistérios que o Palácio da Liberdade e seus jardins guardam para você.

Nesse sentido, o Programa Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, que integra o Circuito Liberdade, preparou uma programação especial para seus visitantes.

No dia 21/7 (domingo) serão oferecidos, gratuitamente, jogos e brincadeiras que buscam a (re)descoberta desse bem cultural, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) desde 1975. Os participantes poderão interagir, trocar saberes e experiências nos espaços da antiga casa dos governadores do estado de Minas Gerais. Fazem parte dessas iniciativas a “Caçada no Palácio”, um jogo de charadas para descobrir os símbolos do espaço, e o “Fato ou Fake”, no qual os visitantes devem identificar o que é mentira ou verdade sobre fatos que ocorreram no Palácio. Já a “Caça aos detalhes” é um desafio para desvelar a localização do acervo presente dos jardins. Por fim, o momento da “Contação de Histórias” terá personagens históricos como protagonistas de narrativas sobre Belo Horizonte.

Tratam-se de atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar os olhares dos participantes para o patrimônio cultural de Belo Horizonte, relacionando-se com a proposta da Virada Cultural. Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, o evento pretende oferecer a experimentação, o descobrimento e o redescobrimento de ambientes, texturas e vivências no cenário urbano de BH, sendo inspirada por um movimento francês e a realização em outras capitais brasileiras.

Para cada uma das brincadeiras, serão disponibilizadas 15 vagas, sendo que crianças e jovens até 14 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Elas ocorrerão em horários específicos: 10h30, 12h30, 14h30 e 16h, com duração aproximada de 45 minutos. Somente para essa atividade as inscrições devem ser feitas na recepção do Palácio da Liberdade (entrada pela Avenida Cristóvão Colombo) meia hora antes de cada uma delas.

Mais informações: http://bit.ly/viradanopalacio

Visita espontânea também poderá ser realizada durante a Virada Cultural

Além dessas atividades especiais, as pessoas também poderão realizar a habitual visita guiada ao Palácio da Liberdade. Ela abrange a estrutura e as principais salas, distribuídas nos dois pavimentos da edificação. A duração estimada é de 50 minutos, com grupos de até 25 pessoas, agendados a cada meia hora, das 9h às 16h30. Visitantes estrangeiros encontram material bilíngue (inglês e espanhol) sobre a apresentação dos espaços, bem como um vídeo que é exibido no cinema preservado com seus móveis e projetores originais. Para retirar os ingressos gratuitos acesse: http://bit.ly/visitaaopalacio

A reabertura do Palácio da Liberdade, desde dezembro de 2018, é o resultado da iniciativa conduzida pelo Iepha-MG em parceria com a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA - Arte e Cultura) e apoio do Gabinete Militar por meio da Superintendência de Administração de Palácios.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.