Notícias

Grupo Sarandeiros está em Portugal representando o Brasil em dois Festivais Internacionais de Folclore

Uma equipe composta por 26 alunos do Grupo Sarandeiros do Colégio Santo Agostinho – unidades BH e Contagem – está em Portugal durante o mês de julho representando o Brasil no Festival Internacional de Folclore (Fest Cantanhede) e no Festival de Folclore Internacional de Alto Minho.

O Grupo Sarandeiros é um projeto que busca a valorização da cultura nacional, por meio da tradução artística das manifestações populares brasileiras. Os festivais ressaltam a importância das tradições e costumes culturais e permitem um intercâmbio artístico-cultural entre os inúmeros grupos dos diversos países participantes.

“Sempre gostei de dançar e o Sarandeiros, para mim, é referência de cultura. Hoje, meu irmão Gabriel Valadares, de 10 anos, também faz parte do grupo e nossa família toda se envolve. Sabia que este ano seria muito corrido, mas desde que tomei conhecimento da viagem, no ano passado, já me programei para conciliar os ensaios com os estudos. O coaching me ajudou muito com essa organização. Poder participar dos festivais apresentando a nossa cultura e aprendendo sobre várias outras é de grande importância”, explica a aluna Ana Luiza Valadares, da 3ª série do Ensino Médio.

A estudante Laura d’Ávila, da 2ª série do Ensino Médio conta que sempre teve interesse pela dança e quando estava no 4º ano do Ensino Fundamental foi apresentada ao grupo e logo quis fazer parte.

“A paixão foi imediata. É uma grande experiência, conhecer novas culturas, um novo país, comidas diferentes”, diz. João Guimarães, da 1ª série do Ensino Médio, que também faz parte do Sarandeiros há sete anos. “Nos preparamos durante três meses, três vezes por semana, e o empenho da equipe faz a diferença”, ressalta.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.