Notícias

Lançamento de livro sobre a “bienal de arte digital” no MM Gerdau

Evento terá sessão de autógrafos e bate-papo sobre a sinergia entre arte, tecnologia e ciência

Nesta quinta-feira (18), às 19h30, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal embarca no universo das artes digitais com o lançamento do livro “Linguagens Híbridas” que cataloga trabalhos da Bienal de Arte Digital, que foi realizada em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro no último ano.

O evento terá presença dos pesquisadores Alexandre Milagres e Tadeus Mucelli, que conduzem a discussão no Museu e autografam os livros, que podem ser adquiridos no local. O trabalho contém o registro das ações realizadas durante a Bienal em ambas as cidades, além de textos elaborados por alguns dos participantes, como artistas, acadêmicos, cientistas e críticos.

A Bienal de Arte Digital foi idealizada em 2015 com o objetivo de celebrar, em 2018, os 10 anos de atuação do FAD – Festival de Arte Digital, um dos festivais pioneiros sobre arte e tecnologia do Brasil. Realizado entre os meses de fevereiro e abril em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o evento incluiu exposições de arte digital, apresentações artísticas em performances audiovisuais, oficinas e simpósios internacionais, indo além da celebração e se tornando um projeto de agenda internacional no Brasil.

Museu abre as portas para a arte, tecnologia e ciência

Para Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau, a iniciativa de abrir espaço para o lançamento do livro reforça o novo momento do Museu. “Acreditamos na conexão entre a arte, tecnologia e a ciência e cada vez mais queremos receber no MM Gerdau projetos que reflitam e reverberem isso, democratizando o acesso do público a este tipo de conteúdo”, ressalta. Outra iniciativa, lançada recentemente pelo Museu dentro dessa temática, é o edital de ocupação “CoMciência”, que está com inscrições abertas até o mês de agosto. Os projetos selecionados podem ser contemplados com até R$ 15 mil.

Artistas, pesquisadores, engenheiros, matemáticos e diferentes profissionais, de toda a América Latina, podem inscrever seus projetos em áreas como biologia, telecomunicações, ciências físicas, sistemas digitais, entre diversas outras. As inscrições são realizadas até 22/08, pelo site http://programacomciencia.org.br/.

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h e apresenta uma programação para todas as idades. A entrada é franca.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.