Notícias

Abertura da Exposição “Até Aqui”, de Ariel Ferreira – 5º edição do Edital Novos Artistas do Memorial Minas Gerais Vale

Reiniciando o ciclo de exposições do Edital Novos Artistas, o Memorial Minas Gerais Vale abre neste sábado, dia 20 de julho, às 11 horas, a quinta edição do Edital, com a mostra “Até Aqui”, de Ariel Ferreira. A entrada é gratuita. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias.

A obra de Ariel é feita a partir de pigmentos recolhidos pelo artista em diferentes localidades do quadrilátero ferrífero mineiro. Com a mistura desses diversos tons, ele cobriu as paredes do espaço expositivo, tendo o alcance de seus gestos corporais por medida. Integram a mostra outros trabalhos em fotografia e vídeo nos quais Ariel revela, por operações reduzidas e precisas, visões poéticas de insuspeita delicadeza no cotidiano urbano da paisagem social.

Na sequência, virão os outros selecionados no Edital Novos Artistas: Davi de Jesus do Nascimento, Luiza Alcântara e Sara não tem nome. Eles integrarão um grupo de pesquisa e discussão com acompanhamento crítico da professora Maria Angélica Melendi e do curador das exposições individuais do Edital, Júlio Martins. O Comitê de seleção foi formado por Julio Martins, Maria Angélica Melendi, Wagner Tameirão, Gabriela Brasileiro e Gustavo Rodrigues.

Comitê de seleção

Julio Martins

Curador, editor e escritor. Mestre em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes - UFMG. Formou-se em Artes pela Escola Guignard - UEMG e História pela UFMG. De 2014 a 2019 foi Curador Residente do MAES - Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Vitória). Participou em 2009 do Programme Courants du Monde, na Maison des Cultures du Monde (Paris). De 2008 a 2011 foi Curador Geral do Museu Inimá de Paula (Belo Horizonte). Foi Curador Viajante do Rumos Artes Visuais 2011-2013, Instituto Itaú Cultural (São Paulo). Em 2012 realizou a exposição "through the surface of the pages ..." no DRCLAS, Harvard University (Cambridge).

Maria Angélica Melendi

Doutora em Estudos Literários pela UFMG (1999). Professora do Programa de pós-graduação em artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Investiga as demandas de memória desenvolvidas pela arte contemporânea na América Latina em relação aos terrorismos de estado e à violência social, tema sobre o qual publicou livros e artigos em periódicos e revistas acadêmicas. É criadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estratégias da arte em uma era de catástrofes e editora da Revista Lindonéia.

Wagner Luiz Gomes Tameirão

Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, pela PUC Minas e pós-graduado em Administração em Marketing pela Fundação João Pinheiro. Tem diversos cursos na área de gestão cultural. Trabalha na área cultural há 25 anos. Atualmente é Gerente do Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Liberdade e foi presidente da Estação Conhecimento Vale do Jequitinhonha. Também atua como professor de gestão e produção cultural. Dirige o "Horizontes Urbanos - Mostra Internacional de Dança em Espaços Urbanos" e o “1, 2 na Dança” em parceria com Jacqueline Castro. Trabalhou na gestão do Teatro Alterosa de 1994 a 2011, tendo criado projetos culturais que promoveram o mercado cultural da cidade.

Gabriela Brasileiro

Graduou-se em Artes Visuais pela escola de Belas Artes da UFMG no ano de 2008. Neste período desenvolve trabalho autoral por meio da pintura. Participou do circuito de exposições de Belo Horizonte e São Paulo. Hoje ainda trabalha com a pintura, e se arrisca com algumas novas mídias como Instalação e Vídeo. Além do trabalho autoral, divide seu tempo com a arte educação museal. Atua como educadora desde 2012, fazendo parte do Educativo do Memorial Minas Gerais Vale desde 2016.

Gustavo Rodrigues

Artista visual, educador e pesquisador, graduado na Universidade do Estado de Minas Gerais. Trabalhou em espaços não-formais de educação, como o Instituto Inhotim e a 9ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. Como artista, propicia diálogos relacionados a nudez e sexualidade, abordagens recorrentes em suas obras, expondo em feiras de rua, festas e eventos que celebram a diversidade. Dentre as exposições que participou, destacam-se a Arte Generada, movimento contra a censura em 2017, na Escola de Arquitetura UFMG, e Arte & Visibilidade & Resistência, na UEMG Divinópolis, em 2019. Atualmente, integra a equipe educativa do Memorial Minas Gerais Vale.

Foto: Ariel Ferreira

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.