Notícias

Espetáculo Incluídos & Misturados tem estreia nacional em BH

Inspirado nos livros do projeto Literatura Acessível, a montagem propõe uma experiência imersiva e sensorial. Apresentação será gratuita no sábado, 30 de julho, às 15h, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual, que fica na Praça da Liberdade

Um grupo se descobre intrigado quando surge um novo amigo. Esse é o fio condutor do espetáculo “Incluídos & Misturados” que terá estreia nacional em Belo Horizonte. Inspirada nos livros do projeto Literatura Acessível, todos com histórias protagonizadas por personagens com alguma deficiência, a montagem traz um olhar para a diversidade na perspectiva inclusiva. Uma roda de conversa formativa com a idealizadora do projeto, Carina Alves, vai anteceder a apresentação da peça, às 14h, no sábado, 30 de julho. A apresentação do espetáculo é às 15 horas, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Belo Horizonte. As atividades têm entrada gratuita.

O projeto Literatura Acessível é patrocinado pela Microcity, Mahle e Hypofarma, com produção da Burburinho Cultural e é uma realização do Instituto Incluir, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.

Na montagem, que utiliza a linguagem de contação de histórias, um viajante recém-chegado de um lugar imaginário conta para o público suas experiências vividas com os personagens da turma Incluídos e Misturados. "É um espetáculo teatral sensorial e interativo que aborda como temas principais a acessibilidade e inclusão. Através de atividades lúdicas, o personagem principal conduz todos para uma viagem a um mundo sem distinções, onde as diferenças unem a todos", explica o diretor Vinicius Soares.

A peça é uma das iniciativas do projeto Literatura Acessível, que tem como objetivo levar a informação, o conhecimento e a cultura a uma parcela da população que conta com poucas opções de acesso à leitura. São aqueles que apresentam algum tipo de necessidade específica ao ato de ler, como idosos, disléxicos, pessoas cegas ou com baixa visão, surdos, e autistas.. Antecedendo a estreia do espetáculo, a idealizadora do projeto vai conduzir um bate-papo com o objetivo de dialogar sobre a busca de estratégias para a efetivação da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade levando em conta a realidade e especificidades locais. “Nosso foco é na formação profissional e esse momento nos permite entender os desafios e as potencialidades das pessoas com deficiência. É uma via de mão dupla essa relação. A nossa sociedade precisa entender que a educação precisa ser para todos, possibilitando ações na perspectiva da emancipação e não da segregação”, afirma Carina Alves que é psicóloga, empreendedora e ativista social, presidente do Instituto Incluir e idealizadora do Literatura Acessível.

Literatura Acessível

O projeto teve início em 2014 e hoje atende todas as regiões do Brasil e, inclusive, dialoga com outros países. Além de distribuir os livros gratuitamente, a iniciativa contempla contação de histórias em escolas públicas de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Limeira, e Jundiaí. O Literatura Acessível também oferece e-books gratuitos e um aplicativo.

Nesta perspectiva, o projeto busca estimular a inclusão social das crianças e jovens com e sem deficiência, desenvolver através da prática da leitura suas habilidades cognitivas, criativas e psicológicas. A iniciativa pretende criar oportunidades de atividades culturais e educacionais para proporcionar uma nova sociedade que seja mais digna e mais justa.

Obras da série

Os livros que compõem a série trazem de forma lúdica e inspiradora histórias reais, revelam as dificuldades enfrentadas por pessoas com algum tipo de deficiência e seus familiares, evidenciam o cotidiano de superação e mostram como é possível transformar através do novo.

O menino que escrevia com os pés

Autora: Carina Alves

"O Menino Que Escrevia com os Pés" foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Leiria em Portugal, que trabalha com livros infantis em multiformato. O objetivo é disseminar o tema com responsabilidade, maestria e ludicidade. A obra traz a história de Tico, um menino alegre que, após sofrer um acidente ao soltar bombas, perde as duas mãos e se reinventa através do esporte e da educação.

A Princesa que tinha um cromossomo a mais

Autoras: Carina Alves e Mari Meira

A obra traz uma proposta de pluralismo de ideias para crianças e jovens, estimulando o protagonismo da diversidade, o multilinguismo e uma discussão saudável sobre educação especial na perspectiva inclusiva dentro e fora das escolas. O livro conta a história de uma menina que nasce com Síndrome de Down e se reinventa no cotidiano preconceituoso instalado na sociedade pós-moderna.

Meu nome é Bia, sabia?

Uma menina descobriu que incluir era uma questão de cidadania e de direitos humanos e resolveu conversar com todas as pessoas que ela conhecia para que a Inclusão fizesse parte da cultura daquela comunidade que ela vivia e assim tudo foi se transformando num mundo melhor

Autora: Carina Alves

A sociedade que temos e a sociedade que queremos

Essa história conta sobre uma sociedade produzida por uma escola fracassada e que diante de uma crise se reinventa e busca uma nova maneira de pensar a Educação. Uma escola de pessoas e para pessoas. Humanizadora, transformadora e democrática.

Autora: Carina Alves

Incluídos e Misturados

Um grupo de amigos se descobrem intrigados quando surge um novo amigo que precisa ser incluído e todos juntos aprendem como lidar com as diferenças e criam uma cultura mais inclusiva e menos preconceituosa.

Autora: Carina Alves

Serviço: Palestra Formação para Inclusão de conversa com Carina Alves, com participação da cantora Thay.
Quando: sábado, 30 de julho, às 14h

Estreia do espetáculo Incluídos & Misturados
Quando: sábado, 30 de julho, às 15h
Onde: Teatro José Aparecido Oliveira da Biblioteca Estadual de Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 21 - Savassi, Belo Horizonte - MG, 30140-010

GRATUITO

Eventos com intérprete de libras

Ficha técnica do espetáculo

Idealização: Literatura Acessível - Carina Alves \ Realização: Instituto Incluir \ Texto e Direção: Vinicius Soares \ Assistente de Direção: Fabrício Ligiero \ Ator: Thayan Ribeiro \ Figurino e adereços: Tiago Costa \ Músicas: Rafael Galhardo \ Produção Executiva: Burburinho Cultural\ Direção de produção: Priscila Seixas e Thiago Ramires\ Produtores: Joelma Veiga, Camille Dias e Fabrício Ligiero \Assessoria de imprensa BH: Luz Comunicação - Jozane Faleiro.

Foto: Ernani Pinho

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.