Notícias

Empresário mineiro faz análise do setor de mineração durante a pandemia

Bruno Motti é sócio da GCB Group que extrai e negocia gemas naturais em diversas partes do mundo

O encontro de Bruno Motti com o mundo da mineração se deu por acaso. Em um grupo de negócios conheceu seu futuro sócio Marcos Saraiva, que já trabalhava com pedras preciosas e tinha ambição de levar suas gemas para o mundo. “Montei para ele um briefing comercial para apresentar em Shanghai”, conta. Foi o ponta pé inicial para nascer Gemscenter Brasil, empresa com foco em comercialização internacional de pedras.

Daí para começarem a minerar na Mineração de Aricanga, em Gorvenador Valadares foi um pulo. Em um mercado fechado e concorrido, conseguiram trilhar um caminho único. “Conhecemos compradores e vendedores, as feiras e mercados, tudo sem atalho, com muita dificuldade e aprendizado” recorda.  “Vem daí o nosso diferencial. Por virmos de outros mercados, segmentos mais profissionais e organizados, hoje temos uma vantagem competitiva muito grande em relação a concorrência. Estamos sempre aprendendo e claro, procurando crescer. Hoje o Grupo já está bem robusto e as metas cada vez maiores” completa.

A pandemia

O atual cenário no Brasil é de paralisações nas minerações. Algumas empresas acabaram desligando seus funcionários, para uma posterior retomada, outras ainda aguardam momento para voltar. “Nós da GCB Group não desligamos ninguém, estamos dando todo apoio aos colaboradores e aproveitando para reformar nosso escritório em Governador Valadares”, conta Bruno.

O cenário de feiras contudo é preocupante. Segundo Bruno, todas as feiras foram canceladas ou remarcadas. Só em Hong Kong são feitas quatro por ano, esse ano talvez aconteça uma em novembro. Nos E.U.A., das três feiras principais, somente uma aconteceu no inicio do ano.  As feiras europeias também foram canceladas.

Mas Bruno é otimista. “É o normal de toda crise, o dinheiro não some, ele muda de mão. As empresas que conseguem se adaptar ou tem uma gestão e comercial bom, conseguem se manter. É o nosso caso, temos uma relação boa direto com fábricas na China, país que mais consome produtos do segmento de bens supérfluos no mundo há alguns anos” finaliza.

Sobre o GCB Group

A GCB Group visa a extração e comercialização de pedras preciosas a nível global. Fundada em 2015, mas com tratativas no mercado desde 2008, quando o CEO Marcos Saraiva comercializava esmeraldas pelo mundo.

A empresa tem sua sede em Minas Gerais, estado brasileiro que representa 25% da produção mundial de gemas. Atualmente, possui filiais em três continentes e busca ser referência no mundial em seu segmento.

A GCB Group possui no seu guarda-chuva as empresas: GCB África responsável pela mineração em Moçambique, a GCB Group responsável pela comercialização das pedras em Hong Kong e em todo o continente asiático, a Mineração Aricanga responsável pela mineração em São José da Safira - Minas Gerais, BRASIMINAS responsável pela extração de pedras preciosas na Paraiba e a Gemscenter Brasil responsável pela manufatura das pedras em Governador Valadares.

Sobre Bruno Motti

O que mineração, suplementos alimentares e captação de profissionais de saúde tem em comum? As muitas áreas de atuação de Bruno Motti entregam já de cara um perfil multidisciplinar, essencial para transitar neste novo mundo.

Estoquista, office-boy e assistente administrativo também fazem parte do currículo desse jovem empresário que começou muito cedo a trilhar seu caminho. Com a perda do pai ainda na infância, aprendeu dentro de casa o valor do trabalho e a ter resiliência.

Seu tempo é divido entre Belo Horizonte, Hong Kong, Govenador Valadares e África. Além de passagens por feiras de gemas ao redor do mundo. “Eu gosto de novas ideias, de colocar novas coisas pra funcionar, tenho facilidade de admitir riscos, de tirar as coisas do papel, sou bem pragmático nos negócios”, conta ele.

Sua intenção agora é dividir o conhecimento que adquiriu durante essa caminhada. Dividir suas ferramentas com quem quer empreender como ele, mas está enfrentando dificuldades. “Acredito que todo mundo é empreendedor de si mesmo, isso já é o começo da jornada, e eu acho que posso contribuir para essa jornada ser mais eficiente e eficaz”, conta.

Uma dessas ferramentas é uma fórmula que chama de DDRIPP: saber ddelegar, ter resiliência, saber inovar, ser polivalente e ser pragmático. Uma receita para empreender.

“A vida me ensinou a ser forte e eu quero passar isso pra pessoas. Não existe dificuldade e falta de tempo, existe saber procurar oportunidades e ter prioridades”, finaliza

 Os negócios de Bruno Motti:

- COO (Chief Operating Officer) do GCB Group, onde atua nas estratégias de investimento e administrativas, além da área comercial e branding da empresa no Brasil e no exterior.

- Está lançando uma empresa de suplementos alimentares, o produto inicial é um Nootropico (substância que melhora a cognição e a memória e facilita o aprendizado).

- Plataforma de EAD chamada Saúde 4.0 para captação de profissionais da saúde em searas financeiras, comercial, marketing e gestão do tempo.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.