Notícias

Clube de Jazz estreia em 2019 com a realização de 20 shows no Salumeria Central

Programação é prévia do Savassi Festival 2019 que acontece em agosto e chega à sua 17ª edição

A edição 2019 do Savassi Festival do Café Com Letras acontece em agosto, mas já a partir de 26 de julho, uma programação especial apresenta ao público diversos nomes do gênero no Clube de Jazz, criado especialmente para este encontro que promove a música instrumental há 17 anos.

O Clube de Jazz será montado no Salumeria Central, bar e restaurante instalado num dos pontos mais charmosos de Belo Horizonte, a rua Sapucaí. Até o dia 10 de agosto, serão 20 apresentações das mais variadas vertentes do gênero.

A programação musical do clube foi elaborada de maneira a explorar toda multiplicidade do jazz e suas incursões por outros estilos musicais. O resultado foi a criação de noites temáticas que garantem repertórios ricos e distintos, com clássicos, música contemporânea, homenagens e o chamado jazz’n’roll.

"Criar um clube de jazz do festival é um sonho antigo", conta Bruno Golgher, idealizador do Savassi Festival e proprietário do Café com Letras. Estes clubes são conhecidos em todo o mundo como espaços para apresentações, geralmente em lugares com luz baixa, que servem boas bebidas, bons pratos e, principalmente, oferecem uma excelente música. "Ver e ouvir o jazz ao vivo, próximo da performance, é a parte mais fascinante do festival. A música convida e requer a interação entre os músicos, solta, ativa, sempre surpreendente", atesta Golgher.


Por se adequar a esse perfil, o Salumeria Central foi escolhido para receber as apresentações deste novo projeto do Savassi Festival. O espaço é acolhedor, com menu diverso, drinks e carta de vinhos. "A experiência do Clube de Jazz é, para mim, a experiência por excelência do jazz e da música instrumental. É intenso, íntimo, vigoroso, surpreendente", assegura Bruno.

Mais músicos e mais público

Conceber o Clube de Jazz tem uma importância objetiva para a cena da música em Belo Horizonte. Golgher considera que a criação de uma infra-estrutura nova, dedicada especialmente a esse gênero musical, possibilita que mais artistas participem do festival. "Permite que se explore uma palheta mais ampla de variantes estéticas e que um público maior e mais diversificado seja atingido", prevê o idealizador do projeto.

"Estamos super felizes em poder participar de uma iniciativa inovadora como essa". comemora Gustavo Travassos, fundador da Maxtrack, empresa apresentadora do Clube de Jazz. "Apoiar a criação de um programa cultural para uma cidade que curte boa música como Belo Horizonte casa bem com o DNA inovador da Maxtrack", endossa ele.

O Clube de Jazz é uma ação do Savassi Festival, mas Bruno Golgher revela que o clube pretende ter vida própria. A ideia é que ocupe novos espaços e realize parcerias com outros projetos e instituições culturais.

Programação diversificada

Juarez Moreira e Chico Amaral Trio abrem a programação do clube e celebram a relação afetiva do festival com Belo Horizonte. Mas a curadoria também selecionou nomes de outros lugares. Como Ari Borger Trio, que vem para o clube mesclando jazz com clássicos do rock de Beatles, Stones, Cream e The Doors.

O grupo dinamarquês Jazz Explorer Trio, cujo líder, Lars Möller, tem no currículo um Grammy, apresenta uma profunda compreensão do jazz-heritage com uma abordagem global inovadora. A a performance do trio é marcada por uma interação criativa de jazz pessoal e improvisação.

A diversidade do gênero se revela no samba e na gafieira do trombonista, compositor e arranjador mineiro Leonardo Brasilino, com seu sexteto, e também na performance do Magnolia Brass Band.

O Clube de Jazz será sede de shows das cantoras Júlia Ribas e Carol Serdeira, além, prestar uma homenagem aos músicos Paulo Moura e Thelonious Monk, com apresentações de Cléber Alves Septeto e Evan Megaro Quinteto, respectivamente.

Sobre o Savassi Festival 2019

O Savassi Festival é um festival de jazz e de música instrumental realizado anualmente, desde 2003. Desde sua criação, o evento já reuniu mais de 375 mil pessoas, que conferiram apresentações de jazz e música instrumental em teatros, bares, casas de shows, restaurantes e espaços públicos da capital mineira. O festival também realiza lançamentos de CDs, concursos, workshops, residência artística, lançamentos de obras inéditas, fomento a colaborações, parcerias com instituições e comerciantes locais e o recolhimento de alimentos não perecíveis destinados para a doação.

Em 2019, irá acontecer entre os dias 5 e 11 de agosto em Belo Horizonte. A programação do evento está disponível emwww.savassifestival.com.br

Foto: Cinara Diniz

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.