Notícias

Concerto marca aniversário da ‘Orquestra de Câmara Sesc’

Iniciativa completa cinco anos formando gratuitamente jovens em BH e Teófilo Otoni

Um dos maiores e mais importantes projetos de formação musical de Minas Gerais, a Orquestra de Câmara Sesc, completa cinco anos. Para comemorar a data um concerto especial será apresentado no dia 30 de julho (domingo), às 11h, no Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Haverá participação do Coral Jovem Sesc; Desvio e do Trio Amaranto. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos estará liberada duas horas antes da apresentação, limitado a um par por pessoa.

Emoção e muita alegria são sentimentos marcantes em comemorações de aniversários. E quando falamos de celebrar a existência de um projeto de transformação social fica ainda mais especial. Quando essa iniciativa surgiu trouxe com ela a oportunidade de escrever novas histórias de vida, por meio da música. “O projeto despertou em mim a pureza de algo que nunca havia experimentado, descobri que a música faz parte de mim e consegui desenvolver e conhecer mais do que é fazer música”, conta a violoncelista Lara Cota, de 18 anos, que ingressou no projeto em 2014.

TRAJETÓRIA

Desde 2012, a Orquestra de Câmara Sesc atende alunos de 10 a 14 anos, oferecendo aulas de instrumentos, canto coral, percepção musical e prática em conjunto. Em 2014, o projeto foi ampliado para Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Atualmente, a Orquestra conta com 130 crianças e adolescentes de Belo Horizonte e 90 de Teófilo Otoni. “A Orquestra de Câmara Sesc é a tradução do compromisso da instituição em ampliar o acesso à cultura e contribuir com a construção de uma sociedade mais justa. Mais que isso, é cumprir a nossa missão de desenvolver ações, não só na cultura, mas em diversas áreas, que promovam o bem-estar do comerciário e também de toda a comunidade”, afirma o diretor regional do Sesc em Minas, Luciano Fagundes.

Uma jornada repleta de sons, encontros e, acima de tudo, laços de afeto que transformaram o projeto em uma linda família. E esse sempre foi o objetivo do Sesc: usar a música como ponto de partida em busca de objetivos muito maiores que a formação cultural. “Nesse empreendimento musical, ensinamos a convivência social gerida sem preconceitos e com respeito ao próximo, valorizamos o talento e a criatividade humana, ensinamos a disciplina para se alcançar metas e objetivos. Isso se leva para a vida toda, e por consequência promovemos, caso se decidam por isso, a inserção dos alunos a um mercado bastante abrangente, que é o mercado de trabalhos com a música”, afirma o maestro Eliseu Barros.

Os 80 participantes vão mostrar todo o talento distribuído entre os instrumentos de cordas como violino, viola de orquestra, violoncelo e contrabaixo. O repertório terá peças orquestradas de Tom Jobim, Hermeto Pascoal, dentre outros clássicos da música brasileira.

OS CONVIDADOS PARA A FESTA

Coral Jovem Sesc

O Coral Jovem Sesc, incialmente, era uma atividade musicalizadora que compunha o escopo pedagógico daOrquestra de Câmara Sesc. Com o trabalho inspirador e delicado da maestrina Flávia Campanha, o Coral desenvolveu repertório próprio e em 2015 se tornou uma atividade independente da Orquestra de Câmara Sesc. O Coral Jovem Sesc tem caráter formativo e abrange jovens de 10 a 19 anos.

Desvio

Formado pelos músicos e compositores Leonardo Gorosito e Rafael Alberto, Desvio desenvolve um trabalho autoral dedicado à música brasileira, mesclando as influências populares ao pensamento erudito. O duo estreou o espetáculo autoral Cancioneiro em 2013 e foi convidado a executá-lo em diversos festivais pelo país. A mais recente conquista foi o festival Circuito de Música Acústica, realizado em Minas, de onde saíram vencedores e foram premiados com um show ao lado do renomado músico Hamilton de Holanda.

Trio Amaranto

As irmãs Flávia, Lúcia e Marina Ferraz trazem o entrosamento de casa. Sempre cantando e tocando juntas, realizam um trabalho vocal extremamente apurado, além de serem instrumentistas (violão, flauta e piano) com sólida formação acadêmica, seja na Universidade Federal de Minas Gerais, seja na conceituada Fundação de Educação Artística. Com criatividade e inteligência, o grupo elabora seus próprios arranjos, demonstrando que domina amplamente seus recursos musicais. Exploram-se, com elegância e bom gosto, elementos como cânones, contracantos, uníssonos e trios, e os cuidados precisos com a instrumentação são também notáveis. Tais qualidades têm recebido aplausos calorosos da crítica mais inteligente – nomes como Mauro Dias, João Paulo Cunha e José Domingos Raffaelli –, além de encontrar forte reconhecimento no meio musical e já ter formado um público considerável e fiel.

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.