Notícias

Residência Imersão Latina reúne 5 musicistas e músicos latinoamericanos em BH

Durante 3 semanas artistas do Chile, Peru, Argentina e Brasil se reúnem para criação e gravação de um EP; A proposta busca aproximar diferentes realidades latinoamericanas da cena de música independente da cidade

De 09 a 30 de julho, a Residência Imersão Latina realiza em Belo Horizonte o Laboratório de Latinidades Musicais. Participam quatro músicos e musicistas selecionados na convocatória internacional e uma artista local convidada. Em sua segunda edição, a residência é realizada pelo Instituto Imersão Latina em parceria com o coletivo Embaixada Cultural com patrocínio do Fundo Ibermúsicas - Edital 2016. A festa de encerramento do projeto acontece no dia 29 de julho na galeria mama.cadela.

 

O foco do projeto é a pesquisa de ritmos e técnicas artísticas, o intercâmbio cultural e a criação coletiva a partir do encontro de diferentes latinidades musicais. A proposta é também aproximar os artistas residentes da cena da música independente de Belo Horizonte criando conexões, parcerias e projetos futuros. O encontro de experiências distintas em um mesmo território latinoamericano busca a construção de uma identidade híbrida que valorize as influências originárias e as experimentações provocadas pelo encontro.

 

Durante as duas semanas primeiras semanas os artistas se reúnem em ateliê de criação musical, espaço onde também ficarão hospedados; na terceira e última semana as composições e arranjos serão gravados em estúdio. Ao final do processo pretende-se lançar um EP musical e um DVD vídeo; também será realizado um show de encerramento e apresentação dos resultados. A residência conta com apoio da Produtora Quente, da Galeria de arte MAMA/CADELA e do Estúdio Mortimer.

 

Artistas selecionados

 

Leslie Guillén (Lelé): artista peruana, enfocada en el desarrollo social a través del arte. Es Actriz, Cantautora y Clown social.Egresada de la Escuela de Teatro de la PUCP (TUC), en Lima. En sus nueve años de carrera profesional como actriz, ha participado en diferentes producciones de teatro y televisión. Para Existir es su primer proyecto como Cantautora. Reúne ocho temas creados en siete países de América, éstos buscan conectarnos desde nuestras esencias como seres humanos. Es creadora y directora de Re Crearte, un Laboratorio de creación escénica en el Centro Penitenciario Miguel Castro Castro, que realiza a través de un voluntariado para la Asociación RED AYNI PERÚ. También es fundadora y directora de Payasos de Salida, una red internacional de Payasos voluntarios.

 

Nicolas Diaz: artista argentino, guitarrista, compositor y arreglador. Estudiante de Musica Clasica y Musica de Raiz Folklorica. Relacionado en sus comienzos con el Rock Mestizo, con una importante influencia de los ritmos Latinoamericanos, aborda luego el formato de ensamble y musica de camara, formando Duo de Musica academica, Trio de Tango y actualmente duo de Folklore Argentino (guitarra y percusion). Con Mochila y Guitarra en mano, recorrio varios paises de Latinoamerica y Europa tocando en diferentes ambitos, salas, teatros, conservatorios, carpas de circo, calles, plazas, bares y encuentros de todo tipo.

 

Diego Meneses Suárez (Dreams on Board): artista peruano es un músico, ingeniero de sonido y productor peruano con base en la ciudad de Lima. Su trabajo consiste en la creación de música instrumental a través de medios electrónicos, abarcando una gran variedad de géneros y sonoridades. Publicó su álbum 'Wishes' en 2015 y 'Mornings' en 2016, ambos fueron reseñados en importantes medios locales e internacionales. Es también fundador del sello discográfico 'Surrounding', desde donde ha emprendido proyectos para exponer y difundir nuevos artistas latinos de la música electrónica de vanguardia.

 

María Paz: artista chilena, é licenciada em Artes Musicais e Produção Musical pela Universidade INACAP de Santiago do Chile. Especializou-se em "Ritmos Africanos" com o mestre Dartagnan Camara (Guinea) no Centro África Mandingue. É percussionista e diretora musical, referência e especialista na metodologia "Ritmo e percussão com sinais" por meio dos estudos no CERPS da Argentina junto a Santiago Vásquez (criador da metodologia). Diretora e percussionista de Avalancha, também participou como artista convidada junto a La Molestar Orquesta na direção musical e percussão. Diretora Musical e regente do projeto de formação e criação musical para cantores "Laboratorio CreatiVocal".

 

Artista convidada

 

Karina Marçal: artista brasileira é anfitriã da residência em Belo Horizonte. A cantora mineira traz em seu repertório um pouco cada uma das trilhas que caminha. Atua como intérprete desde o início de sua trajetória, e desde o ano de 2016 passou a dedicar-se também à composição. Canta uma multiplicidade de gêneros, principalmente da música brasileira e latino americana. Porém, a característica comum entre suas escolhas, sem dúvida está na musicalidade negra. Seja nos tambores colombianos, nos candombes uruguaios, nos landós peruanos, nos ijexás e afoxés da Bahia, na religiosidade africana presente em cada parte da América Latina.

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.