Notícias

ORQUESTRA DE CÂMARA OPUS RECEBE MARIA GADÚ EM ÚNICA APRESENTAÇÃO EM BH

Repertório traz mais de 15 sucessos da artista ao som das cordas, sopros e percussão dos 22 músicos da OPUS. Encontro com o público será dia 18 de agosto, no Sesc Palladium

A cantora e compositora paulista Maria Gadú se une aos 22 músicos da Orquestra de Câmara OPUS para apresentação única em Belo Horizonte. Com a regência e arranjos do maestro fundador da Orquestra, Leonardo Cunha, e ainda com a participação do saxofonista Derico Sciotti, Gadú e a orquestra brindam o público com os principais sucessos da artista no dia 18 de agosto (sexta-feira), às 20h30, no palco do Cine Theatro Brasil Vallourec. Entre cordas, sopros e percussão serão entoados os sucessos Shimbalaiê, Ne me quitte pas, Livros (Caetano Veloso), Quase sem querer, Bela Flor, Tudo Diferente, Quando fui chuva, Ela, Altar Particular, Linda Rosa, Lanterna dos Afogados, além de outras canções. O concerto está dentro do projeto “Orquestra Opus Convida”, em que recebe importantes nomes da MPB para dividir o palco.

O show conta com o patrocínio da Tracbel, que celebra seus 50 anos.

A Orquestra de Câmara OPUS foi fundada pelo maestro Leonardo Cunha em outubro de 2006 com o propósito de popularizar a música orquestral e erudita e também aproximar as músicas de grande conhecimento popular do arranjo clássico. “Maria Gadú é um dos nomes que vem abrilhantar o histórico de sucesso da Orquestra. A doce voz de Gadú, somada à experiência dos músicos da OPUS, é a garantia de uma apresentação ímpar e experiência para a vida toda”, destaca Cunha. As orquestras de câmara são, por conceito, compostas por um número reduzido de músicos e instrumentos que as orquestras sinfônicas e filarmônicas. As orquestras de câmara foram criadas, tradicionalmente, para apresentações em locais menores e públicos reduzidos, mas não menos exemplar.

Orquestra de Câmara OPUS

Desde 2006, a Orquestra de Câmara Opus apresenta o projeto “Orquestrando Brasil” realizando apresentações em mais de cem cidades de oito estados brasileiros. Em 2007, este projeto resultou na gravação de um CD cujo repertório foi escolhido a partir das músicas de maior identificação do público nas apresentações da orquestra.

A partir do lançamento do CD “Orquestrando Brasil”, a Orquestra de Câmara OPUS foi convidada a apresentar-se fora do país, alcançando projeção internacional. Em 2011, a OPUS realizou quatro concertos no Peru – Lima e Cuzco – e também na Europa, em 2012, com quatro concertos na Alemanha – Munique, Potsdam e Berlim – e França – Paris. As apresentações levaram um pouco do trabalho da Orquestra para outros países e culturas representando com orgulho a beleza e riqueza da cultura brasileira.

Também em 2011, a OPUS registrou peças de compositores britânicos em seu segundo CD. Neste álbum, a Orquestra gravou obras tradicionais do repertório camerístico escrito para orquestra de cordas, pelos compositores E. Elgar, G. Holst e B. Britten.

Entre os artistas convidados que se apresentaram com a Orquestra OPUS estão: Guilherme Arantes, Fafá de Belém, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Daniela Mercury, Ana Carolina, Nando Reis, Sandra de Sá, Derico Sciotti (Saxofonista do Programa do Jô), Ulla Benz (violino/Alemanha), Jasmin Gottstein (flauta/Alemanha), Márcio Carneiro (Violoncelo/Suíça), Knut Andreas (maestro/Alemanha) e Jitka Hosprová (viola/República Tcheca).

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.