Notícias

Contos Invisíveis: concurso busca evidenciar a produção literária LGBTQIA+ de BH

As inscrições para o Concurso Contos Invisíveis - 1º Concurso de Contos com Temática LGBTQIA+ para pessoas LGBTQIA+ de Belo Horizonte estarão disponíveis, a partir do dia 2 de agosto, no site www.contosinvisiveis.com.br. O objetivo é evidenciar, por meio da produção literária, os escritores LGBTQIA+ da capital mineira. Serão selecionados 10 (dez) autores residentes em Belo Horizonte e declaradamente LGBTQIA+. Os contos escolhidos serão publicados em formato de livro impresso, livro digital e audiolivro no site do concurso.

A coordenadora do projeto e militante LGBTQIA+, Carolina Souza, conta como surgiu a proposta de promover o concurso: “Há algum tempo a literatura ocupa grande parte da minha vida, seja como leitora, como escritora ou mesmo como editora de livros. E essa vivência diária me fez perceber que, infelizmente, a Literatura LGBTQIA+ ainda é muito pouco divulgada, sendo difícil para os escritores que levantam essa bandeira conseguir reconhecimento e oportunidade no mercado editorial tradicional”.

Em uma pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos em Literatura  Contemporânea da UnB acerca do perfil dos autores e personagens da Literatura  Brasileira, foi possível constatar a falta de representatividade que existe no meio  literário: em 131  romances estudados que englobam o período de 1965 a 1979, 88,8% são personagens heterossexuais; no período de 1990 a 2004, essa mesma característica foi constatada em 81% dos 258 romances analisados, já no período de 2005  a 2014 foi observada a marca de 85,7% de personagens heterossexuais em 303 romances. A porcentagem restante está dividida  entre homossexuais, bissexuais, assexuados e gêneros ambíguo/indefinido, não  pertinente e sem indícios. Os dados levaram em conta obras publicadas pelas  principais editoras do país durante esses anos. “Esses números demonstram que há uma invisibilidade LGBTQIA+  no meio literário, seja nos personagens, seja dos autores. Em um país onde se registra a cada 36 horas uma morte por LGBTfobia, é sempre urgente promover iniciativas culturais que sejam representativas e que ampliem e reforcem sempre o respeito à diversidade. Assim, o concurso também servirá de incentivo ao potencial literário dessa população que tem vivido historicamente à margem e sendo silenciada do processo literário formal”, explica Carolina.

Inscrições e seleção

Haverá uma premiação em dinheiro para os cinco primeiros vencedores selecionados, além de um leitor de livros digitais, que também será dado como prêmio aos outros cinco autores ganhadores do concurso. Os textos serão escolhidos por um conselho de  jurados qualificados que avaliará as obras no contexto proposto do projeto,  analisando sua relevância e representatividade que a proposta do projeto exige,  além de originalidade e qualidade de escrita. O regulamento do concurso já está disponível no site www.contosinvisiveis.com.br. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Serviço

Concurso Contos Invisíveis - 1º Concurso de Contos com Temática LGBTQIA+ para pessoas LGBTQIA+ de Belo Horizonte 

Regulamento e inscrições de 2/8 a 16/8 no site: www.contosinvisiveis.com.br

Redes sociais (Facebook e Instagram): @contosinvisiveis

Foto: Arquivo do site

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.