Notícias

Espetáculo “Marilyn Monroe.doc” em BH

O espetáculo “Marilyn Monroe.doc” apresenta sob a forma de teatro-documentário a biografia de Norma Jeane Mortenson, jovem caipira, gaga e desengonçada que sonhava em ser atriz e foi transformada no maior mito da cultura pop mundial e principal sex symbol feminino, a atriz, cantora e modelo norte-americana Marilyn Monroe. O público acompanha os principais acontecimentos de sua vida, muitos deles desconhecidos e não divulgados pela grande imprensa, enquanto observa as etapas por que passou Norma Jeane para criar a personagem Marilyn Monroe, as pressões da indústria do entretenimento para se manter em evidência e as versões para sua morte prematura aos 36 anos de idade.

 

A dramaturgia cruza elementos de pesquisa sobre o teatro-documentário, como a utilização fotografias, vídeos e documentos, com a exposição cênica dos procedimentos utilizados para a construção do espetáculo e da personagem-título, inserindo fragmentos de um segundo documentário, o do processo de montagem. A proposta discute a imposição de padrões estéticos às mulheres pela cultura de massas e a mídia, através do trabalho de Thaís Coimbra que, apesar de traços semelhantes aos da atriz norte-americana, diverge dela nas medidas corporais. Pretendeu-se investigar sobretudo a mulher por trás da personagem, evidenciando a trajetória de Norma Jeane, pouco explorada pela mídia. Também aborda os procedimentos criados pela indústria do entretenimento para a fabricação de estrelas e celebridades, verdadeiras “máquinas de fazer dinheiro”, e os conflitos entre a pessoa real e a personagem criada.

 

A personagem-título fica a cargo de Thaís Coimbra, que escolheu Marilyn Monroe como objeto de criação do espetáculo por ser uma grande fã e admiradora desde criança, o que a levou desde cedo a colecionar imagens, fotografias, vídeos, filmes, entrevistas, biografias, principal material de pesquisa para este teatro-documentário. Ítalo Mendes encarrega-se de interpretar diversos personagens com quem Norma Jeane/ Marilyn contracenam, como uma das mães adotivas, uma tia emprestada, o primeiro marido, um de seus coaches e produtores e também o galã Frank Sinatra. As biografias dos atores também compõem a dramaturgia, ressaltando o caráter humano do trabalho do intérprete e aspectos que fazem parte de seu ofício.

 

O trabalho, resultado de uma profunda e intensa pesquisa, recebeu produção profissional da Vinco Projetos Gráficos e Produções Culturais e contou em sua equipe com renomados profissionais da área como Juarez Guimarães Dias, Luiz Rocha, Diego Benicá, Priscilla Cler, Luiz Henrique Marques e Ed Andrade.

 
O MITO MARILYN MONROE

Quando se procura o verbete “Marilyn Monroe” na internet, vários sites informam que ela nasceu Norma Jeane, viveu 36 anos, foi modelo, atriz e cantora norte-americana, estrelou 29 filmes que se tornaram sucesso durante as décadas de 1950 e 1960 e fizeram dela um poderoso sex symbol. Há inúmeras biografias sobre Marilyn Monroe e, portanto, a verdade sobre a sua vida e morte será sempre relativizada a partir dos pontos de vista de cada um dos autores. Entretanto, o que fica evidente é que Norma Jeane Mortenson e Marilyn Monroe estiveram sempre em conflito.

 

Ao se pensar em Marilyn Monroe, vêm à tona inúmeros fatos, acontecidos, inventados ou provocados, que a transformaram nessa figura emblemática de mulher, cujas características humanas e sobre-humanas foram trabalhadas por ela durante toda sua vida e que juntas a modificaram, ampliaram e a transformaram em um mito. Muitos biógrafos confirmam sua imagem como atriz primorosa, que se esforçou para atingir seus objetivos profissionais, mas suas qualidades de interpretação e inteligência eram frequentemente questionadas por críticos e jornalistas que procuravam constrangê-la em entrevistas públicas. Entretanto, o que ninguém duvida é de sua capacidade de seduzir, se não a todos, à maioria das pessoas ao seu redor com sua sensualidade, beleza e aparente inocência infantil. Na realidade, Marilyn foi uma mulher determinada a romper padrões de comportamento, o que a transformou num dos maiores mitos que a cultura de massa produziu até agora, ainda 50 anos depois de sua morte.

 

Saiba mais: https://www.facebook.com/marilynmonroedoc

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.