Notícias

Ars Nova - Coral da UFMG lança novo coro virtual de peça de Franz Schubert

O novo coro virtual Ars Nova - Coral da UFMG já está disponível no YouTube. O vídeo conta com uma formação especial: quatro vozes masculinas acompanhadas por quatro trompas, apresentando a peça Nachtgesang im Walde, ou Serenata na Floresta, de Franz Schubert (1797-1828), com um poema de Johann Gabriel Seidl (1804-1875). A música descreve a noite na floresta como inspiração para os sentimentos de paz e admiração pela vida. As quatro vozes e as trompas, assim, se complementam como dois coros em equilíbrio.

No vídeo do Ars Nova, as vozes são os barítonos Carlos Morais e Samuel Goetz, os baixos Dayvid Lucyan, Giancarlos de Souza e Junior Stofel e dois grupos de tenores: Hendrigo del Freitas, Messias de Oliveira e Og Martins, e Gustavo Piffer e Jordane Morais. As trompas são de Gustavo Trindade e Priscila Viana, técnicos-músicos da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG.

O coro virtual é uma produção realizada à distância, segundo o contexto de trabalho remoto que o Ars Nova adotou em março de 2020 devido à pandemia global de coronavírus. Sua realização tem parceria da Escola de Música e da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG.

O repertório de coros virtuais já lançados é diverso, incluindo as canções Apesar de Você, de Chico Buarque, MLK, do U2, a obra sacra Agnus Dei, da compositora Emily Doll e Ponto de Oxum-Yemanjá, do maestro e compositor mineiro Carlos Alberto Fonseca. Todos os vídeos já estão disponíveis no YouTube do Ars Nova.

Sobre o Ars Nova

O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade ao longo de décadas no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Sobre o maestro

Lincoln Andrade é natural de Leopoldina-MG, possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e maestro em diversas instituições e coros de prestígio, no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é professor de regência na UFMG, coordenador e regente do Ars Nova-Coral da UFMG.

Foto: Luíza Lisboa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.