Notícias

Belo Horizonte sedia Simpósio Brasileiro de Design Sustentável

Encontro comemora 10 anos e será realizado entre os dias 1º e 4 de agosto na Escola de Arquitetura da UFMG

Belo Horizonte sedia na próxima semana, entre os dias 1º e 4 de agosto, o SBDS + ISSD (Simpósio Brasileiro de Design Sustentável + International Symposium on Sustainable Design). O evento – um dos mais importantes encontros científicos do Brasil e da América Latina sobre Sustentabilidade e Design, irá reunir pesquisadores, estudantes e profissionais do design, bem como representantes do setor produtivo e governamental na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (Rua Paraíba, 697 –Funcionários/Savassi).

“Em 2017, o evento, que vem sendo realizado a cada dois anos, comemora seus 10 anos. O objetivo é reunir todo esse público com a intensão de discutir sobre o quadro atual e futuro do design em relação aos diversos aspectos ligados ao desenvolvimento sustentável”, explica a coordenadora do evento e professora da UFMG, Andréa Franco Pereira.

O formato do SBDS + ISSD inclui mesas-redondas e sessões técnicas.“A proposta é que seja um lugar de troca de ideias e geração de novos conhecimentos em seis temáticas definidas sob o tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico”, comenta Andréa. Entre os pontos a serem discutidos estão design, território e cultura; inovação social, codesign, ecomateriais, rotulagem ambiental, design e artesanato e economia circular.

Os detalhes da programação podem ser consultados pelo site https://goo.gl/rLWovW

IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual do SBDS+ISSD 2017 foi desenvolvida pelas estudantes Mariana Guimarães Jacinto e Stephanie de Figueiredo Silveira do Curso de Design da UFMG. Seu conceito busca traduzir aspectos locais, bem como ambientais, apoiando-se nos elementos da Igreja de São Francisco da Pampulha, cartão-postal de Belo Horizonte e patrimônio mundial da UNESCO desde 2016. A composição do painel de Cândido Portinari foi tomada como fundo da marca e o desenho do peixe como símbolo de indicador ambiental, representando a volta da saúde e da vida aos rios a partir de ações de sustentabilidade.

 

RETROSPECTIVA

A primeira edição dos Simpósios Brasileiro e Internacional de Design Sustentável SBDS + ISSD ocorreu em Curitiba-PR, em 2007, tendo sido organizada pela Universidade Federal do Paraná. A segunda edição ocorreu em 2009, em São Paulo-SP, promovida pela Universidade Anhembi Morumbi. Dois anos mais tarde, em 2011, foi a vez de Recife-PE sediar o encontro, organizado pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 2013, em Porto Alegre-RS, o evento foi orientado em conjunto pelas Universidades Federal do Rio Grande do Sul, do Vale do Rio dos Sinos e pelo Centro Universitário Ritter dos Reis. E o último, por sua vez, foi realizado em 2015, somente em versão nacional, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, sob coordenação da PUC-Rio.

Este ano, em Minas Gerais, o SBDS + ISSD é realizado pelo Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo da UFMG e conta com apoio da FIEMG, bem como das agências de fomento à pesquisa FAPEMIG, CAPES e CNPq.

ANDRÉA FRANCO PEREIRA

É designer, possui doutorado pela Université de Technologie de Compiègne (França) com ênfase em Ecodesign e Sustentabilidade. ÉProfessora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais e coordena o Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo (TAU). Autora do livro Madeiras Brasileiras: Guia de combinação e substituição (Ed. Blucher/FAPEMIG). Tem experiência em Design de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecodesign, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Design de móveis, Madeira e Certificação.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.