Notícias

Música de Brinquedo (Pato Fu) e O Tubarão martelo e os habitantes do fundo do mar (musical) - Aprendendo a crescer

SEGUNDA EDIÇÃO DO “APRENDENDO A CRESCER” TERÁ APRESENTAÇÕES GRATUITAS DO SHOW “MÚSICA DE BRINQUEDO (PATO FU) E DO MUSICAL “O TUBARÃO MARTELO E OS HABITANTES DO FUNDO DO MAR”, NA PRAÇA DA ASSEMBLÉIA (BH), DIA 5 DE AGOSTO

Famílias que buscam entretenimento, cultura e aprendizado já podem colocar na agenda a programação do evento “Aprendendo a Crescer”, que nesta segunda edição traz o tema “Música para todos os sentidos”. A iniciativa privilegia a música em atividades como oficinas, shows e espetáculos teatrais. Entre os destaques estão apresentações do musical “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”, do grupo Pato Fu com o “Música de Brinquedo”, e a montagem “Desafios Urbanos - Interação entre o Circo e a Cidade”. O evento é direcionado às crianças de todas as idades  e  será realizado no dia 5 de agosto, das 9h30 às 19h30, na Praça da Assembléia, em Belo Horizonte, com entrada gratuita. 

“O grande diferencial do projeto é construir um evento que ultrapassa a ideia de Festival de Música Infantil. Ele tem a proposta de apresentar artistas que trazem em seus trabalhos a linguagem para as crianças a partir de um viés criativo e cognitivo, ampliando o repertório musical dos pequenos. É um espaço de fruição e entretenimento, além de ser uma oportunidade de conhecimento, aprendizado, valorização da música e de estímulo à criação musical já na infância. No “Aprendendo a Crescer”, o público mirim terá a oportunidade de ter contato com a linguagem musical, identificação dos sons, execução de pequenas melodias e a descoberta de instrumentos”, explica Carolina Daves, da Un Music organizadora e curadora  do evento. 

Entre as atividades estão oficinas de construção de instrumento musical, com Anaís Della; e a aula coletiva de musicalização, com Weber Lopes.

 

ESPETÁCULOS ESTÃO NA PROGRAMAÇÃO

Às 16h, o público é convidado a se divertir com o musical “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”, no qual são apresentados alguns animais marinhos com suas principais características e curiosidades do universo aquático. São 50 minutos de espetáculo que embalam adultos e crianças ao som de blues, rock, reggae, pop, afoxé e outros ritmos. Em um cenário lúdico, um navegador parte para o oceano em busca de tesouro, mas pelo caminho, ele encontra com personagens marinhos e se encanta com a riqueza e a beleza dos animais, descobrindo outro tesouro, que é a beleza do ambiente marinho. No palco, sereias, estrelas do mar, peixinhos e grandes mascotes, como a baleia, tubarão martelo, tartaruga marinha, peixe palhaço e o siri, cantam e dançam, despertando no público a consciência sobre o habit marinho. Bolinhas de sabão; efeitos de som; instrumentos infantis; 

 

 

cenário e figurinos se complementam para tornar o espetáculo ainda mais lúdico e atrativo. O roteiro é assinado por Ana Luisa Alves e Cláudio Fraga, também produtor e idealizador do projeto e direção do experiente diretor carioca, Carlos Magalhães (Magá). 

Aqui, link com imagens do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=aRKQgzJfqcY

 

Às 18h30, encerrando a programação, o público confere a banda Pato Fu com o show “Música de Brinquedo”. O trabalho é o registro em show do repertório do CD gravado em estúdio em 2010, recheado de sucessos do universo pop, acrescido de versões "de brinquedo" de canções do próprio Pato Fu e outras surpresas. Entre os brinquedos que ocupam o palco, alguns estão pra serem usados em um único momento, de modo quase imperceptível. Outros roubam a cena como o fantasminha da Fernanda ou a indefectível galinha do John. Uma "mesa de atividades" repleta de brinquedos, microfones e plugs também dá a dimensão da ludicidade do grupo. Ainda no show-espetáculo, o baterista Xande Tamietti está inacreditável em sua micro bateria; Lulu Camargo, numa seriedade heróica debulhando um pianinho de brinquedo; Ricardo Koctus abusando de uma precisão milimétrica em seu baixinho; Fernanda Takai e John Ulhoa tocando vários instrumentos, fazendo efeitos visuais e entretendo a plateia com as típicas abobrinhas patofunianas. E na mesa de atividades, Mariá e Thiago tocando os instrumentos mais improváveis do mundo. O repertório traz canções bastante conhecidas do público como “Sonífera Ilha”,  “Ovelha Negra”, “Live And Let Die”, “Love Me Tender” e “Bohemian Rhapsody”. 

Aqui, link com imagens do show: https://www.youtube.com/watch?v=uNKa_kjuA3E

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PRIMEIROS SONS:

9h30 às 10h30 – Oficina de construção de instrumento musical, por Anaís Della (20 alunos)

10h30 às 11h30 – Oficina de construção de instrumento musical, por Anaís Della (20 alunos)

11h30 às 12h20 – Espetáculo "Desafios Urbanos – interação entre o circo e a cidade"

16h às 17h – Espetáculo musical "O Tubarão Martelo e os habitantes do fundo do mar"

17h às 18h30 – Aula coletiva de musicalização, por Weber Lopes (40 alunos)

18h30 às 19h30 – Show “Pato Fu - Música de Brinquedo"

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.