Notícias

Capital mineira recebe o inédito Sunset BH Instrumental com shows de Tulipa Ruiz e Lenine

De 11 a 14 de agosto, Belo Horizonte será palco para shows, palestras e oficinas dedicados à música instrumental, com encontros únicos de instrumentistas consagrados e grandes nomes da MPB

Em agosto, a capital mineira vai receber a primeira edição do Sunset BH Instrumental. A programação do festival, que tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, vai de 11 a 14 de agosto, e ocupará o Parque Municipal Américo Renné Giannetti e o Memorial Vale com palestras, oficinas e shows gratuitos.  Com foco na divulgação e valorização da música instrumental, o evento promoverá encontros inéditos, como Carlos Malta e Pife Muderno ao lado de Lenine, e Pianorquestra com a jovemTulipa Ruiz.

 

A idealização do Sunset BH Instrumental é da produtora cultural Anamaria Rigotto. “Gosto tanto da música instrumental que considero um dos nossos maiores legados culturais. A ideia era fazer um festival que integrasse a arte, boa comida, com foodtrucks deliciosos, e boa música, para curtir com a família e os amigos. Entre as atividades, shows com bandas instrumentais consagradas que vão convidar nomes âncoras da MPB”, explica a produtora.

 

A curadoria dos shows e oficinas foi realizada pela própria produção do evento. Já a escolha dos palestrantes do festival ficou à cargo do músico e produtor Cláudio Dauelsberg. Os palestrantes que irão compor o painel no dia 11 de agosto serão Marcos Chomen (CD Baby), Bernardo Pauleira (Embolacha), Roberta Pate (Spotify), Artur Fitzgibbon (OneRPM), Maurício Mussab (Tratore) e Leandro Ribeiro(Brazil Music Exchange). Os temas abordados vão discutir sobre a cadeia produtiva da música brasileira, com foco no instrumental.

 

A abertura do evento, que também acontecerá no dia 11, será realizada pelo Secretário de Cultura de Minas Gerais Ângelo Oswaldo e por Marco Túlio da Costa Barbosa, da secretaria de cultura do estado.

 

As oficinas, assim como as palestras, serão realizadas no auditório Memorial Vale. Quem ministrará as oficinas são Cláudio Dauelsberg, Oficina de Improvisação na Música Popular Brasileira; Marcos Suzano,Oficina de Pandeiro; e Carlos Malta, Oficina O Escultor de Vento; dia 12 de agosto.

Interessados nas atividades podem se inscrever via site www.sunsetbhinstrumental.com.br .

 

Os shows estão programados para o final de semana, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. No dia 13, Carlos Malta e Pife Muderno convidam Lenine, com abertura do DJ Luiz Valente e da banda instrumental Constantina. No domingo, 14, a consagrada PianOrquestra convida Tulipa Ruiz. Quem abre a show é a DJ Naroca e a banda instrumental Pequeno Céu.

 

Vivo Transforma

O Sunset BH Instrumental  é mais um projeto mineiro que tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, criada para promover a conexão entre as pessoas e a democratização do acesso à cultura. Em 2016, serão dezenas de projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal em diferentes regiões do país, com foco em transformação social por meio do ensino da música, da revelação de novos talentos e da valorização da cultura nacional.

Foto: Rodrigo Schmidt

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.