Notícias

KIEV BALLET TOUR BRAZIL 2018

Companhia de balé ucraniana, respeitada mundialmente, volta a BH com duas obras clássicas das mais aplaudidas e populares: Dom Quixote e Paquita

Um ano após o estrondoso sucesso da turnê comemorativa de seus 150 anos, o Kiev Ballet retorna a BH para se apresentar no Teatro Palácio das Artes (Av. Afonso Pena 1.537 – Centro) no dia 09 de agosto (quinta-feira) às 21 horas. No programa duas obras de seu repertório clássico no formato suíte, que faz uma homenagem a Ludwig Minkus, compositor da música de Dom Quixote e de Paquita, esta em parceria com Édouard Deldevez.

A companhia chega com 38 profissionais dentre solistas, corpo de baile, técnicos e produção, vindos de uma turnê por 10 cidades dos EUA. A produção local é da Artbhz.

A Companhia

O Kiev Ballet, também conhecido como Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia, é uma renomada companhia de balé da cidade de Kiev. Tem como sede e origem o Teatro de Ópera da Ucrânia, inaugurado em 1867, onde iniciou como um pequeno grupo de bailarinos que se apresentavam nas danças folclóricas e balés das óperas locais.

A partir de 1950 começam a se apresentar nos principais palcos tanto da Cortina de Ferro como em países como Inglaterra e França, onde em 1960 foram agraciados com a Estrela de Ouro, o maior prêmio da Academia Francesa de Dança. Após a independência da Ucrânia em 1990, o Kiev Ballet estende suas apresentações à América do Norte e Ásia, além de toda a Europa, se consolidando e sendo reconhecido como uma das principais companhias de balé clássico do mundo e uma das guardiãs da técnica clássica pura.

PROGRAMA TURNÊ 2018

Dom Quixote

O Kiev Ballet apresentará esta obra numa versão condensada no formato suíte, com 80 minutos de duração. Baseado no livro Dom Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes, teve sua primeira adaptação para o balé em 1740, na Áustria por Franz Hilverding, depois com Jean Georges Noverre em 1768, também em Viena, com música de Josef Starzer.

A versão atual estreou em 26 de Dezembro de 1869, no Teatro Bolshoi pelo ballet Imperial com coreografia de Marius Petipa e foi revisada em 1871 pelo próprio Petipa e por Minkus e as versões modernas se baseiam na versão apresentada em São Petersburgo por Alexander Gorsky em 1900.

Personagens: Dom Quixote, Sancho Pança, O Balharee Sansão Carrasco, Antonina, Lourenço (estaleiro), Kitri (sua filha), Gamache, Basílio(barbeiro), Um Chefe Cigano, Graciosa, sua filha, aldeões, toureiros, ciganos, fadas, etc.

Paquita

O Kiev Ballet apresentará esta obra numa versão condensada no formato suíte, com 35 minutos de duração. É um balé em dois atos e três cenas. Foi criado na Ópera de Paris em 1 de abril de 1846 por Joseph Mazilier e Paul Foucher, com música de Édouard Deldevez e Ludwig Minkus. Paquita sempre faz sucesso devido, principalmente, as suas alegres danças espanholas. Em 1847 Marius Petipa criou uma nova versão para Paquita em Saint Petersburgo e é o segundo ato desta versão que o Kiev Ballet apresentará ao público brasileiro.

Paquita é um ballet pantomima, significa dizer que é um balé em que dançarinas (os) se manifestam mediante a mímica, gestos, expressões fisionômicas e corporais. Esse formato de ballet, que foi popularizado no século XIX, é considerado o arquétipo (modelo) do Ballet Clássico.

 

Foto: Kateryna Kozachenko

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.