Notícias

Exposição na Casa do Baile mostra a Pampulha no olhar de Juscelino Kubitschek

A Fundação Municipal de Cultura promove na Casa do Baile a exposição “JK e a Modernidade”, que busca destacar através do olhar de Juscelino Kubitschek a importância da criação deste grande monumento da modernidade nacional: o Complexo Turístico e de Lazer da Pampulha. A mostra integra a agenda de comemoração do título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco ao Conjunto Moderno da Pampulha e pode ser visitada até o dia 22 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até 21h. A entrada é gratuita.

 

Longe de propor uma leitura linear dos fatos históricos, a exposição propõe a criação um ambiente que permita ao usuário uma experiência única e pessoal de visitação. A mostra conta com imagens históricas que buscam retratar os tempo áureos da Casa do Baile e da Pampulha, quando o próprio JK era um assíduo visitante. Além disso, o público poderá compreender a atuação do prefeito JK na modernização da capital mineira, conforme relatado em suas memórias.

 

O prefeito Juscelino Kubitschek foi responsável por pensar e realizar muitas intervenções urbanas na Belo Horizonte da década de 1940. Suas ações culminaram na construção do inovador Conjunto Moderno da Pampulha, inaugurado em 1943. Neste sentido, o visitante poderá “sobrevoar” um mapa da cidade de Belo Horizonte para perceber a dimensão da atuação do prefeito JK.

 

Além de textos e imagens, a exposição traz também dados biográficos dos personagens responsáveis pela criação do Conjunto Moderno da Pampulha, bem como fatos que possibilitam inserir o Conjunto criado por JK na história nacional e mundial, compreendendo assim a sua relevância. “O visitante será convidado a fazer parte dessa história, inserindo também seus dados biográficos, memórias e lembranças pessoais”, afirma Guilherme Maciel Araújo, gestor da Casa do Baile.

Foto: Cássio Campos

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.