Notícias

Grupo Parangolé faz festa de 20 anos da companhia, em BH, no dia 10.08 (sábado), no evento “quarteirão da cultura”

Recém-chegado de apresentações no interior pelo Projeto Cordelizando, que dissemina o cordel em escolas da rede pública de Minas Gerais, o Grupo Teatral Parangolé Arte Mobilização realiza juntamente com os grupos Percussão Circular e Casa Socialista, no dia 10 de agosto (sábado), o “Quarteirão da Cultura”. O evento, que reúne teatro, poesia, música e cordéis, será realizado em frente à sede do Grupo na Rua Bernardo Monteiro, entre os números 28 e 60, das 13h às 22h. O acesso é gratuito. Classificação indicativa: livre. Duração: 9 horas. Comidas e bebidas estarão à venda nas barraquinhas de comida do MST, no Catuçaí do Nandão e no Vaca Mujica que vai oferecer chope, drinques e cerveja em lata. Mais informações para o público pelo link do evento no facebook: https://bit.ly/2Y4CVOw.

Com envolvimento de mais de 50 artistas, estão previstas apresentações do espetáculo Cordéis dos Cafundó do Grupo Parangolé, do Bloco de carnaval Circuladô, doCoral da Marilu (com a participação de Titane), além de shows da Azzulla, Thiago Braz Trio e do grupo de forró Suvaco Xerôso. O objetivo é ocupar o Bairro Floresta criando um grande corredor cultural.

O evento estende os festejos do grupo para a capital mineira, onde a companhia possui sede desde a sua inauguração, em 1999. Segundo Cascão, fundador do Grupo Teatral Parangolé Arte e Mobilização, que completa duas décadas de existência em 2019, o momento é de união. “É com muita alegria que convidamos todos os vizinhos, amigos e entusiastas da arte e cultura a celebrar conosco. A proposta é uma festa colaborativa e pública, em formato de confraternização, que vai ocupar o quarteirão com arte, cultura, comida e muita alegria. Será inaugurada simbolicamente, ao final, a Praça Marielle Franco”, explica o artista.

Todo o evento é licenciado pela PBH e comunicado à PMMG e BHtrans.

CORDEL MÓVEL - estreia

Além de música, teatro, poesia e cordéis, o evento recebe a grande estreia do Cordel Móvel, micro-ônibus adquirido pelo grupo recentemente via “Vaquinha Virtual” realizada pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitora. Link: www.benfeitoria.com/cordelmovel

O Cordel Móvel possui infraestrutura itinerante que visa possibilitar o grupo realizar espetáculos, expedições, shows, mostras, oficinas e atividades diversas ligadas ao fomento e pesquisa da cultura popular brasileira. “Até biblioteca nosso micro-ônibus tem. Antigamente, os cordéis chegavam aos diversos grotões do país, a cavalo. Nesses novos tempos, levamos a poesia e força do cordel a quatro rodas”, explica Cascão.

GRUPO TEATRAL PARANGOLÉ ARTE MOBILIZAÇÃO

O PARANGOLÉ ARTE MOBILIZAÇÃO é um grupo formado por profissionais da área de educação popular, teatro, música e artes plásticas. Desde 1999 vem desenvolvendo trabalhos de criação artística com propósitos culturais e educativos, o que resultou na ampliação de seus trabalhos enquanto grupo de pesquisa, tendo fundamentalmente como mote de sua investigação a cultura popular, os direitos humanos e temas sócio-ambientais como lixo, água e o meio ambiente. Arte Mobilização é ao mesmo tempo estética, arte, comunicação e ação cultural. É uma arte que tem a intencionalidade de mobilizar a sociedade em prol das grandes causas. É pensar a arte em função da vida, do cotidiano e da cidadania.

Foto: Maíra Cabral

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.