Notícias

Memorial Vale lança exposição “13 vezes fit” e apresenta retrospectiva do maior festival das artes cênicas de minas gerais

Abertura oficial é neste sábado, 11 de agosto, às 11h. Mostra segue em cartaz até 4 de outubro com entrada gratuita

O Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade – abre neste sábado, dia 11/8, às 11h, a exposição “13 vezes FIT”. A mostra apresenta fotos das coberturas oficiais das 13 edições do FIT BH – Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte, realizadas de 1994 a 2016. O lançamento é feito às vésperas do início da 14ª edição, programada para o período de 13 a 23 de setembro deste ano. Em “13 vezes FIT”, o público confere imagens capturadas pelos fotógrafos Daniel Protzner, Eugênio Sávio, Fredy Antoniazzi, Glenio Campregher, Marco Aurélio Prates, Nereu Jr. e Samuel Mendes, além dos curadores Guto Muniz e Kika Antunes. A retrospectiva fotográfica fica em cartaz até 4 de outubro com entrada gratuita.

“O trabalho desses profissionais foi muito além de uma simples fotografia de cena. Eles mergulharam fundo em cada espetáculo, na trajetória de cada companhia e de seus diretores”, reforça Guto. Kika Antunes também detalha que “eles perceberam a interação do trabalho com o público e com cada diferente espaço de apresentação. Tornaram perene todo o efêmero do teatro em sua relação com a cidade”.

Além de imagens que marcaram o maior festival das artes cênicas de Minas Gerais, a exposição relembra momentos importantes da história da fotografia, como a transição do filme para o mundo digital, além da fotografia colorida que começava a ocupar aos poucos as páginas dos jornais. Se foi um desafio de uma quase onipresença necessária ao fotógrafo Eugênio Sávio, único responsável pela cobertura de 1994, não foi diferente para Guto Muniz, responsável direto pela cobertura de todas as doze edições que se sucederam, e para os fotógrafos convidados por ele para integrarem a equipe de cobertura. Tais convites não tinham em sua premissa básica a capacidade técnica já implícita nesses profissionais, mas principalmente o olhar leve, carregado de sentimento e respeito pelas artes cênicas. E assim vieram Kika Antunes, presente em onze edições, Fredy Antoniazzi, Glenio Campregher, Daniel Protzner, Nereu Jr e Marco Aurélio Prates.

Entre os desafios de registrar o FIT, está a captura da melhor imagem enquanto o espetáculo acontece, sem tirar a atenção do público. “Nas imagens que selecionamos, é possível perceber como foram discretos. Entraram em cena quando foram convocados. Chegaram até a se disfarçarem de integrantes das companhias, a pedido delas, para não serem notados”, recupera Kika.

A exposição “13 vezes FIT” é um convite para espectadores recordarem histórias marcantes de cada edição, “na expectativa de viverem muitos outros momentos nas próximas edições do FIT”, reforça Guto Muniz.

Foto: Guto  Muniz

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.