Notícias

Amanhã (10), é o último dia da exposição Revoada, de Flávio Cro

Mostra Aborda a temática "Economia Circular"

A temática “economia circular” norteia a próxima exposição da Aliança Francesa Belo Horizonte, “Revoada”, que será inaugurada dia 20 de julho, às 19h.

 

A partir de descartes de uma academia de escalada, o artista Flávio Cro experimentou novas soluções pictóricas nas aulas com Sebastião Miguel, na Guignard. Sua pintura tem contempla a paisagem urbana e tem inspiração nas gravuras de Tales Bedeschi, Revoadas – das quais tomou o título emprestado, e de Adriana Varejão e suas pinturas modulares, os Azulejões.

 

Como nas duas referências, o trabalho de Cro passa a se integrar ao espaço absorvendo a arquitetura do local no qual se instala, imergindo o expectador. Põe-se aqui a questão da reciclagem de materiais, de técnicas e de formas, tornando-se quebra-cabeça contemporâneo e repensando a diferença, a inconstância e, mais ainda, a adaptabilidade das soluções estéticas e poéticas. Cada recorte é um pássaro e cada revoada uma história…

 

A exposição de Flávio Cro conta com a participação especial de Luciano Marcos Silva, que apresenta na quarta folha do programa Alianças Vivas a sua interpretação sobre a temática “economia circular”. “Se damos importância para a sustentabilidade, todo o lixo que levamos para o aterro ou incineramos nos faz caminhar na direção errada. A reciclagem pode ser um dos primeiros passos de promover a economia circular, pois começa em nossas casas com a separação correta dos resíduos e se fundamenta no compromisso de deixar para as gerações futuras um mundo melhor para se viver, conta.

 

SOBRE FLÁVIO CRO

Mestrando pela Escola Guignard e ESMU da UEMG, além de pós-graduado e graduado na instituição. O trabalho de Flávio Cro transita entre o conceitual e o experimental, muitas vezes fazendo da rua o seu atelier ou trazendo as suas experiências urbanas para dentro das galerias, o que faz com que o trabalho se modifique a cada vez que é apresentado, causando um embate dinâmico entre o público, a obra e o espaço expositivo. Com exposições pelo Brasil e exterior, Flávio Cro é um dos novos expoentes da arte mineira.

 

SOBRE LUCIANO MARCOS SILVA

Luciano Marcos da Silva é educador, graduado em comunicação social com ênfase em jornalismo, possui especialização em administração, desenvolvimento local e gestão do terceiro setor. Atua como assessor do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis-MNCR e é diretor presidente do INSEA - Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, uma ONG voltada para a assessoria técnica as associações e cooperativas de catadores e população em situação de Rua em Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas.

Foto: Divulgação / Flávio Cro

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.