Notícias

Baixo inaugura exposição de artista mineiro

Série propõe reflexões sobre a cultura negra e foi selecionada a partir de edital de ocupação

Uma nova exposição será apresentada no BAIXO Centro Cultural: Coração e razão são a mesma canção, do artista mineiro Léo Maia, se inspira e reflete questões acerca do empoderamento de homens e mulheres negras. A mostra de desenhos fica exposta durante um mês e será inaugurada em uma vernissage, no dia 18 de agosto, às 19h. O evento tem entrada franca.

 

Criadas, em sua maioria, entre 2015 e 2016, as obras ganharam forma a partir das experiências do artista enquanto sujeito negro e em encontros pela cidade que de alguma maneira promovem o empoderamento das características negras. A série foi produzida com nanquim sobre papel canson e em grafite. Muitos dos desenhos são inspirados na estética do coração e ganharam novos sentidos depois que Léo foi diagnosticado com miocardiopatia hipertrófica. As obras, assim como a exposição, são nomeadas com trechos de músicas.

 

Formado em artes plásticas pela Guignard, Léo Maia é educador museal e arte educador. Entre os recortes que trabalha com os seus alunos, o principal é Africanidades, que propõe debates sobre as culturas e histórias africanas e afro brasileiras e as influências dessas em vários âmbitos da nossa vida, inclusive nas produções artísticas. Léo entende a arte como um reflexo do social e, ao se posicionar politicamente como negro, sua produção também transmite a valorização da cultura negra. Em seu trabalho autoral, já transitou por várias formas de expressão, como xilogravura, serigrafia e desenho.

Foto: Divulgação / Híbrido Comunicação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.